19 de abril de 2018

Prémio José Manuel Alves | Finalista | Ethnic House Hotel


O conceito de House Hotel baseia-se numa rede hoteleira com um edifício central, que em vez de alugar quartos ou apartamentos como nos Hotéis ou Apart-hotéis respectivamente, aluga casas. Em Portugal este paradigma está pouco ou nada desenvolvido, no caso de Aveiro é a melhor solução para apoiar tanto o turismo étnico como o turismo comum. Relativamente ao turismo étnico é muito importante porque, esse tipo de turista pretende integrar-se nas vivências, nos conceitos, nas memórias percebendo-os e interiorizando-os.

Elaborou-se uma pesquisa sobre os locais de importância e características étnicas da cidade chegando-se á conclusão que haveria interesse em potenciar, o Bairro do Alboi, o Bairro de Beira Mar, o Rossio e um local que não faz parte da cidade mas está empiricamente ligado a Aveiro, a Costa Nova. Propõe-se então a construção do edificio principal de administração e serviços no Bairro do Alboi, depois propõe-se a construção/recuperação/adaptação de duas habitações no Bairro Beira-Mar, duas na Costa Nova, duas no Bairro do Alboi e duas no Rossio.

Em matéria de conclusão podemos rematar afirmando que o nicho de mercado do Turismo Étnico e o tipo de complexo turístico House Hotel são a resposta imediata e mais correcta à problemática sobre o que a Arquitectura e o Turismo podem juntos fazer para beneficiar a cidade de Aveiro dinamizando-a aproveitando os seus recursos, principalmente os que ainda não estão a ser devidamente potenciados.

AddThis