7 de outubro de 2013

Direto ao assunto # 2 | SIALM - candidaturas até 9 de dezembro

O SIALM - Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas apoiou, até ao momento, 136 projetos de microempresas da região Centro, dos quais 16 são do setor do Turismo - 10 de restauração e bebidas, 3 de empresas de animação turística, 2 agências de viagens e turismo e 1 de um empreendimento de turismo em espaço rural. Estes 16 projectos do setor do Turismo representam um investimento de 373.371,00 euros tendo sido apoiados em 273.150,00, o que corresponde a um incentivo médio de 73%.

Podem concorrer microempresas existentes e licenciadas para a actividade prevista no projeto, que deve incluir, na generalidade dos casos, um investimento até 5.000,00 euros e a criação de, pelo menos, um posto de trabalho. O incentivo para os projetos aprovados é de 50% não reembolsável para a vertente do investimento (metade sob a forma de adiantamento), possibilidade de acesso a linha Investe QREN específica para os restantes 50% e de, no mínimo, 12 x 419,22 euros por cada posto de trabalho criado (até ao limite de dois).

O território abrangido pelo SIALM na região Centro, de acordo com a Portaria n.º 68/2013, de 15 de Fevereiro, é o seguinte: Baixo Vouga (apenas o concelho de Sever do Vouga); Baixo Mondego (apenas o concelho de Penacova) Médio Tejo (apenas os concelhos de Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere e Sardoal) e a totalidade do território das NUT III Pinhal Interior Norte, Pinhal Interior Sul, Dão-Lafões, Serra da Estrela, Beira Interior Norte, Beira Interior Sul e Cova da Beira.

Saiba todos os pormenores sobre este sistema de incentivos, incluindo uma apresentação elaborada pela CCDRC, aqui.

AddThis