10 de abril de 2018

Concursos TCP | Tese de Mestrado Finalista | Maria Cristina Ferreira Perestrelo e Merendeiro


Resumo:

Detentora de um vasto património cultural e arquitetónico, associado a acontecimentos da história nacional e embutido de tradições vivas e conhecimento científico, a Universidade de Coimbra tem como missão tornar-se num polo agregador de turismo na Alta coimbrã, envolvendo não apenas a comunidade académica, mas também a comunidade e os stakeholders locais. 

De um modo muito particular, na presente dissertação, os guias intérpretes são o objeto de estudo para se aferir sobre o papel que podem desempenhar na concretização da missão, que a Universidade de Coimbra deve assumir na sua relação com a cidade, enquanto destino turístico cultural e urbano. A presença diária dos guias intérpretes na Alta, acompanhando grupos de visitantes das mais diversas origens, a perceção empírica da influência que detêm sobre estes visitantes e o impacto efetivo no dia a dia da gestão das visitas turísticas ao património da Universidade de Coimbra, suscitou uma forte vontade em desenvolver este trabalho. É nítida a incipiente informação sobre o paradigma desta relação Universidade de Coimbra/Guia intérprete e a necessidade de se encontrarem oportunidades qualificadoras dos serviços turísticos prestados aos visitantes.

O papel de mediador e intérprete de paisagens culturais, robustece a importância que o guia tem, na sua interação com os lugares de visita e entre estes e os turistas que acompanha. Neste âmbito e, pautado por uma análise de conceitos caraterizadores do território que insere a atuação do guia intérprete, foi aplicado um questionário ao universo de guias listados na base de dados do Turismo UC – responsável pela gestão das visitas turísticas à Universidade de Coimbra. Será, portanto, efetuada uma análise dos dados dos questionários aplicados, precedida pela análise de dados sobre o número de visitantes ao seu património. Considerando-se relevante para o enriquecimento deste estudo, serão apresentados alguns contributos resultantes da experiência profissional da autora.

AddThis