25 de julho de 2013

Há uma nova geração empreendedora

A grande mudança geracional mostra que há cada vez mais jovens a empreender.
Uma mentalidade que pode acelerar a competitividade.

In Exame



Portugal Ventures abre nova "Call For Entrepreneurship"

Se tem um projeto inovador e global. O Programa de Ignição da Portugal Ventures, em colaboração com a sua rede de parceiros, abre as portas ao mundo, desafiando o talento e a ambição dos empreendedores.

A Portugal Ventures investe em projetos inovadores, assentes em conhecimento específico e orientados para o mercado global, promovendo assim a valorização económica da ciência e da tecnologia nacional.

O pré-registo para esta quarta Call For Entrepreneuship começou a 17 de julho e os projetos poderão ser apresentados até ao dia 5 de setembro de 2013.



Passaporte para o Empreendedorismo

Está a decorrer a 6ª Fase para a submissão de candidaturas até 15 de setembro.

O passaporte para o Empreendedorismo é uma iniciativa do Programa +E+I - Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação de acordo como Impulso Jovem, que pretende estimular jovens empreendedores qualificados a desenvolverem o seu projeto de empreendedorismo inovador, que se encontre em fase de ideia, facultando um conjunto de ferramentas técnicas e financeiras.

24 de julho de 2013

ACDV - Dinâmicas de Atratividade Urbana

"Dinâmicas de Atratividade Urbana" é o tema da primeira grande iniciativa do recém criado Conselho Empresarial da região de Viseu, que vai decorrer dia 26 de julho, pelas 15h00, na Associação Comercial do Distrito de Viseu.

A conferência vai contar com a participação de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal; Carlos Martins, diretor Executivo Guimarães 2012 _ Capital Europeia da Cultura; e de Joaquim Pereira, co-autor do livro "CityMarketing-MyPlace in XXI - Gestão Estratégica e Marketing de Cidades.

mais»

Regulamento da Medida "Comércio Investe"

Portaria nº 236/2013 D.R. nº 141, Série I de 2013-07-24, aprova o Regulamento da medida "Comércio Investe"


23 de julho de 2013

Programa Nacional de Microcrédito - "Sou Mais"

O Sou Mais, é o Programa Nacional de Microcrédito que facilita o acesso ao crédito através de um financiamento de pequeno montante, destinado a apoiar a concretização de projetos cujo limite máximo de investimento e de financiamento é de 20.000 €.



Conferência "A Educação na Cidade"

Integrado no Viseu Naturalmente - Agenda de ações Verão 2013, a Câmara Municipal de Viseu promove um conjunto diversificado de iniciativas. Destacamos, a conferência "A Educação na cidade" a realizar dia 25 de julho, com inicio às 17h00.

mais»


22 de julho de 2013

Seminário - "Os desafios das empresas portuguesas num momento de crise"

Para assinalar o dia do empresário, a Associação Empresarial de Cantanhede, promove no próximo dia 1 de Agosto, pelas 17h00 no Auditório da Biblioteca Municipal, um debate sobre os desafios das empresas portuguesas num momento de crise.

O seminário tem como orador convidado o reputado jornalista de economia, Camilo Lourenço.

A participação é gratuita, as inscrições deverão ser enviadas até 29 de julho.

19 de julho de 2013

Condições de acesso a atividades de animação turistica e operadores marítimo-turísticos publicadas em diário da república

Decreto-Lei nº 95/2013 D.R. nº 138, Série I de 2013-07-19

Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei nº 108/2009, de 15 de maio, que estabelece as condições de acesso e de exercício da atividade das empresas de animação turística e dos operadores marítimo-turísticos, conformando este regime com o Decreto-Lei nº 92/2010, de 26 de julho, que transpõe a Diretiva nº 2006/123/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de dezembro de 2006, relativa aos serviços no mercado interno.

Turismo de Portugal assina protocolo com "Business Angels"

O acordo destina-se a dinamizar os investimentos no setor. Está disponível um fundo de co-investimento de 42 milhões.

Dinamizar investimentos em novos projetos do setor do turismo com recurso a fontes de financiamento alternativas ao Estado é o objetivo do protocolo, assinado ontem, entre o Turismo de Portugal (TP) e a Federação Nacional de Associações de Business Angels" (FNABA). Os "Business Angels" passam agora a contar com um fundo de co-investimento de 42 milhões de euros, dos quais 27 milhões são oriundos de fundos comunitários.

Este valor junta-se aos mecanismos de financiamento já disponibilizados pelo Turismo de Portugal, como a Linha de Qualificação da Oferta, estabelecida com o setor financeiro e que tem uma dotação mínima de 120 milhões de euros.

mais»

IAPMEI promove Workshops de Capacitação de Agentes para a Economia Digital

No âmbito das atividades da Academia de PME, o IAPMEI, em parceria com a ACEPI-Associação do Comércio Eletrónico e Publicidade Interativa, está a desenvolver ações de capacitação para a economia digital sob a forma de workshops de dois dias. Estes visam dotar os participantes de competências pedagógicas e técnicas, para o desenvolvimento e implementação de ações de promoção da economia digital junto de micro, pequenas e médias empresas.

A participação é gratuita, e as sessões decorrem em diversas localidades de norte a sul do país (consultar Agenda 2013).

Os destinatários são dirigentes e técnicos de associações empresariais, associações de desenvolvimento local, câmaras municipais, instituições de ensino e outras entidades do ambiente de negócios, que pretendam ou possam ficar responsáveis pela dinamização de ações de sensibilização para a importância da economia digital junto de micro, pequenas e médias empresas.

18 de julho de 2013

Workshop " Como abrir um negócio"

No próximo dia 27 de julho, pelas 9h00, Olivetree Consult promove em parceria com o Vougapark, em Sever de Vouga, uma ação de formação, cujo tema se intitula "Como abrir um negócio"

Irão ser abordados temas essenciais à abertura de um negócio e/ou constituição de uma empresa. A abordagem dos temas será de modo prático e esclarecedor. Conceitos de empresários/empreendedor, noções básicas de marketing, como lidar com o dinheiro, a elaboração do plano de negócios, as questões legais e fiscais, bem como os apoios disponiveis para a constituição de negócios.

ver programa aqui


XXIII Expofacic - Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede

Na última semana de julho, decorre no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, em Cantanhede, a Expofacic - Exposição/Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, considerada desde alguns anos como o mais importante certame económico e festivo da Região Centro e um dos mais importantes do país.

A diversidade da oferta em termos de espetáculos é um dos fatores decisivos para a enorme afluência de público que todos os anos acorre ao certame. Para além da presença de alguns dos mais prestigiados nomes do panorama musical português, o programa inclui sempre como cabeça de cartaz um artista ou grupo internacional.

O lugar de destaque que a gastronomia regional assume durante a feira, fica a dever muito ao papel das associações do município na dinamização das tasquinhas, onde acorrem diariamente milhares de visitantes interessados em apreciar alguns dos mais afamados pratos regionais.

A dinamização cultural da feira está a cargo das juntas de freguesia, associações e escolas do concelho, numa intervenção que acentua o caráter de grande acontecimento festivo do Município de Cantanhede.



17 de julho de 2013

XVII Feira Raiana em Idanha-a-Nova

Idanha-a-Nova, recebe a XVII Feira Raiana de 31 de julho a 04 de agosto. Neste edição, a temática volta a ser os "Produtos da Terra". O Município pretende, continuar a promover os produtos regionais de qualidade de Idanha a Nova, do Geopark Naturtejo, da Beira Baixa e da Extremadura Espanhola.
A Feira Raiana traz a Idanha-a-Nova uma grande mostra dos setores Agro Industriais, turismo e Cultura com bons momentos: espetáculos musicais, corridas de toiros, gastronomia e muita outra animação com a participação conjunta de muitos espanhóis e portugueses.



16 de julho de 2013

Bolsa de Turismo de Seia

A cidade de Seia vai receber, de 26 a 28 de julho, a 2ª edição da Bolsa de Turismo. A promoção e divulgação da oferta turística da região volta a ter destaque nesta segunda edição.

A organização está a receber inscrições para os diferentes espaços da Feira, que se encontram distribuídos pelas áreas do Turismo, Artesanato, Entidades e outros operadores turísticos, zona de animação, restauração e bares.

Os interessados em participar nesta edição deverão remeter as respetivas fichas de inscrição, consoante a área de atividade.

mais»

15 de julho de 2013

XIIª Feira das Atividades Económicas de Aguiar da Beira

Decorrerá, de 18 a 21 de Julho, em Aguiar da Beira, a XIIª Feira das Atividades Económicas.

Organizada pelo Município, a Feira das Atividades Económicas de Aguiar da Beira, tem como finalidade a divulgação e promoção das atividades económicas da região, nomeadamente a promoção e divulgação das potencialidades turísticas do concelho, o incremento e valorização de atividades tradicionais, e atrair o maior número possível de visitantes ao concelho, através de um vasto programa de animação e divulgação.



12 de julho de 2013

Plano de Ação Regional 2014-2020

A CCDRC foi incumbida pelo Governo para a elaboração do Plano de Ação Regional (PAR), de modo a assegurar a existência de um quadro estratégico capaz de garantir a utilização eficiente dos recursos que serão colocados à disposição da região pela União Europeia, no próximo período de programação ( 2014-2020).

Durante os últimos meses, a CCDRC desenvolveu um intenso trabalho de dinamização dos parceiros económicos e sociais, das entidades do sistema cientifico e tecnológico e de outras entidades representativas da sociedade civil, à volta da estratégia de desenvolvimento regional para o futuro do Centro de Portugal - CRER 2020

Concluída a fase de recolha de contributos e elaboração de uma primeira versão do Plano de Ação Regional (PAR), a CCDRC vem agora lançar uma fase de auscultação de região, dos seus agentes e dos seus cidadãos sobre este documento, a decorrer até ao final do presente mês de julho.

Consulte o documento e faça o seu comentário.

11 de julho de 2013

Candidaturas à Rede e ao Prémio PME Inovação COTEC

Decorre até 19 de julho o período de candidaturas à Rede PME Inovação, uma iniciativa da COTEC Portugal, que conta com o apoio do IAPMEI, e que tem como objetivo reforçar as atividades de colaboração entre um grupo de empresas inovadoras a operar em Portugal, em diversos setores de atividade.

Com este projeto, que envolve um universo de empresas selecionadas pela qualidade do seu desempenho em inovação, a COTEC procura valorizar o seu capital de conhecimento e competências, através da implementação de um plano de atividades que estrutura a partilha de recursos e potencia a cooperação emtre PME e empresas maior dimensão suas associadas.

As candidaturas à Rede PME Inovação e simultaneamente ao Prémio PME Inovação COTEC-BPI são efetuadas através da ferramenta Innovation Scoring, disponível em www.innovationscoring.pt.

TEDxYouth@Viseu

TEDxYouth,  vai estar no próximo dia 13 de julho, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, de Viseu.

Pretende a TEDxYouth, dar a conhecer o que significa ser TEDxer, e a importância que tem para os jovens de Viseu.

Um dia dedicado aos jovens, que inclui oradores ao vivo, atividades práticas, e demonstrações. Uma oportunidade para os participantes (jovens e oradores) partilharem ideias e experiências inovadoras.

O TEDxYouth inspira centenas de eventos TEDX, que juntam milhares de pessoas, que sonham o futuro e procuram fazê-lo seguindo as suas paixões.



10 de julho de 2013

Conferência "Governação e Financiamento às Empresas"

A AIRV - Associação Empresarial de Região de Viseu, em parceria com o Jornal Centro promove dia 12 de julho, pelas 17h15 no Hotel Montebelo, Viseu uma conferência subordinada ao tema  "Governação e Financiamento às Empresas".

mais»

9 de julho de 2013

Seminário Bioria "O capital natural como fonte de desenvolvimento económico"

De 12 a 14 de julho, o projeto Bioria promove um seminário que aborda a natureza com base de desenvolvimento e potencial económico.

Um evento destinado a profissionais, estudantes, empresários e investigadores das diversas áreas ligadas ao património natural, mas também a curiosos por áreas subjacentes como fotografia e observação de espécies, que nos dias 12, 13 e 14 de julho, reúne especialistas nacionais em torno dos temas "Turismo e Natureza" e "Economia e Sustentabilidade".

mais»


8 de julho de 2013

Galardão QualityCoast na Região Oeste Portugal

O Oeste Portugal foi recentemente distinguida com a bandeira "QualityCoast", que resulta do galardão internacional que reconhece a região como destino turístico atractivo, sustentável e de qualidade. O prémio decorre de uma candidatura elaborada pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, os seus municípios e Turismo do Oeste, apresentada depois ao Programa Europeu QualityCoast, o qual é coordenado pela Coastal & Marine Union - EUCC.
Neste sentido, os municípios da região acordaram hastear simbolicamente e em conjunto a bandeira resultante desta importante distinção.
Tal como refere a associação de municípios o galardão "QualityCoast 2013" é importante para a região pois pode, através da divulgação que será feita junto de operadores com ação e influência em mercados turísticos de relevância, potenciar um maior desenvolvimento da economia local e a captação de novos investimentos compatíveis com critérios de desenvolvimento.

mais»

 

Homologação dos Estatutos do Turismo Centro de Portugal

O Secretário de Estado de Turismo, Adolfo Mesquita Nunes através do despacho nº 8864/2013 DR nº 129, Série II de 2013-07-08, aprova, nos termos e para efeitos do artº 9 da Lei nº 33/2013 de 16 de Maio, os estatutos da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.


5 de julho de 2013

Ação de formação "Utilização das Redes Sociais para promover o turismo e Cultura"

A empresa Consultur Touristic Integrated Strategies, promove dia 11 de julho, pelas 10h45, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, uma acão de formação sobre a "utilização das redes sociais para promover o Turismo e Cultura"

Esta formação gratuita, é dirigida principalmente a profissionais do setor turístico e hoteleiro, requerendo apenas a inscrição e a confirmação da presença até ao dia 10 de julho.


Inov Contacto - Alargado prazo de inscrições para estágios internacionais

Foi alargado o prazo de inscrições para estágios internacionais dirigidos a jovens com qualificação superior.

Os interessados têm agora até ao final de julho para se inscreverem no programa INOV Contacto.

Os estágios são remunerados, têm uma duração aproximada de 6 a 9 meses, são realizados em entidades multinacionais, estrangeiras, portuguesas com processos de internacionalização, organismos multilaterais e alguns Centros de Negócios da Rede Externa da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). 

Esta é uma iniciativa apoiada pela União Europeia.

mais»

4 de julho de 2013

Seminário "Empreender no Setor Primário"

A CIMPIN - Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte, em colaboração com a Câmara Municipal de Castanheira de Pêra, promove no próximo dia 12 de julho, pelas 14h30, no Auditório da Praça da Notabilidade, em Castanheira de Pêra, um seminário subordinado ao tema "Empreender no Setor Primário".

3 de julho de 2013

Cidade de Abrantes escolhida para acolher "180 Creative Camp"

Sob o tema "Think Big" - Pensar em Grande", de 6 a 14 de julho de 2013, vários locais públicos de Abrantes serão "invadidos" por jovens criativos de diferentes áreas artísticas para uma semana de criação, intervenção urbana, masterclasses, workshops e  talks com alguns dos mais inovadores criadores nacionais e internacionais das áreas do cinema, música, vídeo, arquitetura, publicidade, instalação e arte urbana.

mais»

POPH - Programa Operacional Potencial Humano | Abertura de Candidaturas

Decorre entre 01 de julho e 20 de agosto de 2013, o período para apresentação de candidaturas ao POPH para financiamento de ações de formação-ação no âmbito da tipologia de intervenção 5.2.1 - Estágios Profissionais na Administração Pública Central (PEPAC), de acordo com aa condições definidas no respetivo aviso de abertura.

mais»


2 de julho de 2013

Seminário "Dinamização Empresarial da Região Centro"

Impulsionar Estratégias Empresárias de Empreendedores, Empresários e PME com recursos a novos instrumentos de financiamento, é o que pretende Associação Empresarial  de Castelo Branco - NERCAB, num seminário que vai promover, no próximo dia 10 de julho, pelas 14h30, no seu auditório.

mais»

Apoios e Incentivos ao Investimento Empresarial e Turismo

ACISN - Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Nazaré, em parceria com a AIRO - Associação Industrial da Região Oeste e o Jornal Região da Nazaré, promovem no próximo dia 6 de julho, pelas 17h00, no Hotel Praia, Nazaré uma conferência intitulada  "Apoios e Incentivos ao Investimento Empresarial e Turismo.

1 de julho de 2013

Seminário Reposicionamento Estratégico da Empresa

A ACEGE - Núcleo do Oeste prove, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Centro Local de Apoio ao Empresário da região Oeste (CAERO), dia 4 de julho, pelas 17h30, no  Edifício CAERO, o seminário "Reposicionamento Estratégico da Empresa". Pretende a organização,  apresentar um programa que ajude os lideres das PME a desenvolver práticas de lideraça responsável, essenciais ao sucesso das sua empresas.

para mais informação»


AddThis