reportagens

INVESTI NO CENTRO


Nesta rubrica damos a conhecer histórias de empreendedorismo turístico na zona Centro de Portugal. 
As reportagens visam, essencialmente, dar a conhecer todo o percurso empreendedor por trás da implementação de um negócio de sucesso e/ou inovador no sector do turismo. Da mera ideia de negócio, aos passos até à sua materialização, à atual situação no mercado. 

Partilhamos histórias de resiliência, sonhos e jornadas sem horizonte definido onde, tal como Lao Tzu vaticinou há dois milénios e meio, o primeiro passo é sempre o mais difícil: decidir abandonar a zona de conforto e mudar de vida.
Conheçam alguns daqueles que ousaram dar esse primeiro passo.

A rubrica visa ilustrar, promover e inspirar o espírito empreendedor e, simultaneamente, o potencial turístico da Região Centro.


CLIQUE AQUI PARA ACEDER ÀS REPORTAGENS 




QUERO INVESTIR NO CENTRO



Nesta rubrica de reportagens fazemos um ponto de situação de projetos finalistas do nosso concurso de empreendedorismo turístico (ou, eventualmente, de projetos que nos são apresentados no decurso das reuniões de esclarecimento). São projetos ainda em processo de concretização, com desafios para enfrentar e metas para alcançar. São empreendedores que lutam diariamente para validar a sua aposta. Passo a passo, ideias e esboços vão-se solidificando em empreendimentos. Aqui, partilhamos essa caminhada.

O Concurso de Empreendedorismo Turístico / Prémio José Manuel Alves é organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal e destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do turismo com implementação na região Centro de Portugal.






ESTADIAS COM HISTÓRIA


A rubrica “Estadias com História” apresenta um ciclo de reportagens que abordam empreendimentos turísticos implementados em edifícios com significado histórico ou sociocultural. Seja uma casa onde viveu uma personalidade que o tempo imortalizou, um edifício onde ocorreu determinado evento histórico de relevo, ou um solar antigo onde conviveram figuras marcantes do nosso passado. 
Casas que testemunharam acontecimentos que nos despertam a curiosidade. Casas que são, elas próprias, a história. 

Com esta iniciativa, pretendemos promover a memória patrimonial e o legado histórico e sociocultural da Região Centro de Portugal, englobando, simultânea e implicitamente, um estímulo ao investimento turístico.


CLIQUE AQUI PARA ACEDER ÀS REPORTAGENS 




RUÍNAS POR EMPREENDER 


Nesta rubrica de reportagens são retratados espaços que estão presentemente abandonados ou devolutos e que reúnem características que os dotam de potencial para um investimento turístico.

São espaços despidos de vida, mas que guardam histórias e/ou memórias de quotidianos de outrora e que possuem valências a nível patrimonial, arquitetónico, cultural ou paisagístico, passiveis de requalificação e potencialização.

Em alguns casos, estes imóveis escondem um passado auspicioso, que é contextualizado com a decadência do presente e o ponto de interrogação promissor que envolve o seu futuro.

A rubrica visa dar a conhecer e promover novas oportunidades de investimento no sector turístico da Região Centro de Portugal.




DIVERSAS



Por vezes, no decurso das nossas deslocações, eventos ou outros compromissos profissionais, deparamos-nos com histórias interessantes onde o empreendedorismo e/ou o turismo se interligam. Não são histórias enquadráveis nas rubricas acima descritas, mas são histórias que também se transformaram em reportagens. Podem encontrá-las aqui.




AddThis