9 de maio de 2018

Entrega dos prémios dos concursos do Turismo Centro de Portugal




Os prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico/Prémio José Manuel Alves e do Concurso de Teses Académicas da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal foram entregues durante a Gala da quinta edição do fórum Vê Portugal, realizado esta semana na Guarda. 

No Concurso de Empreendedorismo, Otávio Almeida foi galardoado com o primeiro prémio com o seu projeto Eco Sky Park, um desígnio pioneiro em Portugal que será implementado na vila de Vouzela, no distrito de Viseu.

Trata-se de um um parque aventura inovador, em que todos os desafios se situam acima do solo, suspensos em árvores. Os níveis de dificuldade são variáveis, permitindo que todos os turistas possam visitar e usufruir do parque – incluindo os turistas com mobilidade condicionada, que terão à disposição um circuito de pontes suspensas. 

“O que há de mais parecido na Europa situa-se na Alemanha e nos países bálticos mas com passadiços aéreos assentes em estruturas artificiais de cimento ou ferro, em vez de pontes suspensas”, afirmou Otávio Almeida. “Igual àquilo que queremos montar, só na Nova Zelândia, Austrália, Costa Rica, Canadá e Bornéu”, assegurou o promotor. 

Otávio Almeida recebe o prémio, entregue por Paula Alves, esposa de José Manuel Alves

Ana Filipe e David Filipe receberam o prémio relativo ao segundo lugar, com o seu projeto Ground Piece (Pedaço de Chão), a ser implementado na vila da Batalha, no distrito de Leiria.
Trata-se de um projeto de alojamento que promete aos hóspedes uma experiência de comunhão com a Terra. “Seja a nossa terra física, cheia de riquezas naturais, como as nossas gentes, a nossa comunidade local com tantas histórias e saber para partilhar”, informou a dupla promotora.

O projeto Ground Piece integra vertentes de turismo de natureza, valorização do património e colaboração com as entidades e comunidade locais. O objetivo do projeto, assumido pela dupla promotora, é que venha a ser “uma referência no turismo em rede e desenvolvimento comunitário”. 

Ana Filipe e David Filipe agradecem o prémio pelo seu projeto Ground Piece


O terceiro classificado do Concurso de Empreendedorismo foi o projeto Nonna, de autoria de Sidónio Frazão que recebeu o respectivo galardão. 

Trata-se de um projeto de ecoturismo/restauração e hotelaria a implementar na área urbana de Aveiro e conjugando serviços de alojamento, restauração e mercearia biológica, centrados no desenvolvimento e promoção da região. O projeto visa a venda de serviços de alojamento local, restauração e bebidas, mercearia de produtos regionais e atividades turísticas e educativas, todas elas direcionadas para a sustentabilidade. 

“Os turistas terão a oportunidade de experienciar e aprender técnicas que promovam um estilo de vida saudável, tendo o próprio projeto como exemplo de como se pode pôr em prática alguns dos princípios da ecologia”, afirmou Sidónio Frazão. 

Sidónio Frazão recebe o prémio entregue por José Arimateia, presidente da Visabeira

No concurso das teses académicas, na categoria de teses de doutoramento, o vencedor foi José Luís Pimentel Lavrador, com a sua tese "A Mesa entre os Homens - Comensalidade e Gastronomia nos textos bíblicos - Um discurso para os nossos tempos". A partir de uma teorização sobre o ato de comer e a refeição, a tese analisa a comensalidade real e simbólica nos textos literários bíblicos e apresenta a mesa comum de inspiração bíblica enquanto experiência de gastronomia.
O prémio foi recebido pelo filho do autor, Luís Daniel Lavrador. 

Luís Lavrador, filho de José Luís Lavrador, recebe o prémio entregue por Constantino Mendes Rei, presidente do Instituto Politécnico da Guarda

Na categoria das teses de mestrado, Liliana Catarina Cruz Saraiva recebeu o galardão com a tua tese "O Turismo acessível e as empresas de animação turística em Portugal Continental". 
A dissertação analisa a capacidade de adaptação das empresas de animação turística às necessidades do mercado de turismo acessível. 

Liliana Saraiva e o prémio entregue por Adelina Martins, diretora Regional de Agricultura e Pescas do Centro

O Concurso de Empreendedorismo Turístico / Prémio José Manuel Alves é organizado pela Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal desde 2016 e destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, sendo atribuído ao vencedor o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de Apoio ao Investimento Turístico, na região Centro de Portugal. 

Já o Concurso de Teses de Mestrado e Doutoramento, que teve este ano a sua segunda edição, tem o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico. 


Imagens: Slideshow, Lda

AddThis