19 de janeiro de 2017

25 janeiro | Estarreja | Incentivos para o setor do Turismo

A SEMA – Associação Empresarial, em parceria e com a colaboração do Turismo do Centro de Portugal, vai realizar uma Sessão de Esclarecimento sobre “Incentivos para o Setor do Turismo”, a ter lugar no próximo dia 25 de Janeiro, no Auditório da SEMA, em Estarreja, conforme programa em anexo. Esta iniciativa tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre os meios que são postos à sua disposição para concretizar projetos ou iniciativas turísticas.

As inscrições estão abertas até ao dia 24 de Janeiro através do contacto 234 843 689 ou por correio eletrónico para susanasilva@sema.pt

Programa: 

15h00 – Abertura 
José Teixeira Valente – Presidente da Direção da SEMA

15h15 – Incentivos para o Setor do Turismo 
Gonçalo Gomes – Turismo Centro de Portugal 

16h30 – Debate 

17h00 - Encerramento

18 de janeiro de 2017

9 fevereiro | Coimbra | Castelos e Muralhas do Mondego: Evolução de um Projeto Territorial

No próximo dia 9 de fevereiro vai realizar-se mais um evento da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, coincidindo com o 6.º aniversário da criação da Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego. O evento denominado "Castelos e Muralhas do Mondego: Evolução de um Projeto Territorial" vai realizar-se na antiga Igreja do Convento de S. Francisco, em Coimbra, a partir das 14:30.

A Rede de Castelos e Muralhas do Mondego é uma parceria correspondente a um processo estruturado de cooperação entre municípios, entidades públicas, incluindo a Turismo Centro de Portugal, e entidades privadas que se propuseram implementar um projeto de desenvolvimento territorial conjunto, centrado em fatores distintivos patrimoniais. Findo o anterior quadro comunitário, crê-se oportuno apresentar publicamente o resultado do investimento realizado no âmbito da Rede, partilhando com as entidades financiadoras, parceiros, comunidade científica, escolar e população interessada os projetos e dinâmicas que têm vindo a ser dinamizadas e o seu alcance no território.

A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição prévia, que pode ser formalizada no seguinte link: http://www.castelosemuralhasdomondego.pt/website/evento-rede.php

17 de janeiro de 2017

Dormidas de estrangeiros cresceram 14,92% em Novembro

As dormidas na região Centro de Portugal continuaram a crescer em Novembro, face ao mesmo período do ano anterior (+ 7,34%), embora a um ritmo mais moderado do que nos meses anteriores e em comparação com a média nacional, em que se registou um aumento de 14,7%. Há a destacar o crescimento relevante dos mercados externos neste período (+ 14,92%), bem como o valor de crescimento dos proveitos (+ 10,97%).













Relativamente ao acumulado de janeiro a novembro, cujos números preliminares revelam tendências de crescimento praticamente finais do ano de 2016, as subidas são mais relevantes no Centro de Portugal: crescimento de 9,55% nas dormidas, com destaque para os turistas estrangeiros com um aumento de 12,15%; subidas nos proveitos de 13,35%.















16 de janeiro de 2017

Apresentações INOVSTART em janeiro | 19 Mortágua | 26 Penacova

A ACIBA - Associação Comercial e Industrial da Bairrada continua a promover o lançamento do projeto INOVSTART, que se destina a potenciar o apoio à geração de ideias inovadoras e à criação e novas empresas nos concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova.

As próximas sessões públicas no âmbito deste projecto de promoção do espírito empresarial vão decorrer no dia 19 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mortágua, e no dia 26 de janeiro, no Auditório das Piscinas Municipais de Penacova.

A presença em qualquer destes seminários pode ser confirmada através de um dos seguintes contactos: 231 201 606; 927 975 540 ou geral@aciba.pt

NERSANT | Divulgação de Formação e Consultoria para Empresários


A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém está a desenvolver e divulgar dois projetos de formação-ação destinados a empresários (o Move PME, direcionado a todas as empresas e o Melhor Turismo 2020, aplicável a empresas do setor do turismo), que contam com apoios a 90%.

Para a divulgação destes projetos, estão a ser desenvolvidas sessões públicas  que explicam o funcionamento e os objetivos que se pretendem alcançar com a Formação e Consultoria para Empresários, o respetivo modelo organizacional, metodologia de intervenção, critérios de elegibilidade e a documentação necessária para a formalização de candidatura.

Já se realizaram seminários no dia 11 em Torres Novas, dia 12 em Santarém, estando previstas novas sessões para o dia 16 em Ourém, dia 17 no Cartaxo, dia 18 em Abrantes e dia 19 em Benavente, sempre às 17h30.

A presença nestas sessões é gratuita, embora careça de inscrição obrigatória, que deverá ser efetuada no portal da NERSANT, no menu agenda. Qualquer questão adicional poderá ser solicitada através dos contactos dame@nersant.pt ou 249 839 500.

13 de janeiro de 2017

Concursos TCP | Prazo alargado até 31 de janeiro


O prazo para a submissão de candidaturas ao Prémio José Manuel Alves | Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016 e à 1.ª edição do Concurso de Teses Académicas foi estendido até ao próximo dia 31 de janeiro. Esta alteração implica acertos ligeiros nos regulamentos, nomeadamente nas datas de decisão do Júri Intermédio, mantendo-se as datas de decisão final em ambos os concursos.


Consulte o regulamento do Prémio José Manuel Alves | Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016 neste linkhttp://investenocentro.blogspot.pt/2016/12/regulamento-do-premio-jose-manuel-alves.html

Apresente a sua candidatura até 31 de janeiro de 2017 no formulário disponível em: https://goo.gl/forms/yxMdL4V8dFnaY4Oa2


Consulte o regulamento do Concurso de Teses Académicas | 1.ª edição neste linkhttp://investenocentro.blogspot.pt/2016/12/regulamento-do-concurso-de-teses.html

Apresente a sua candidatura até 31 de janeiro de 2017 no formulário disponível em: https://goo.gl/forms/LTjvnnLjop8TJ7YS2

10 de janeiro de 2017

Visitas a Monumentos e Museus do Centro sobem 19,5%

Foto: www.mosteirobatalha.pt

A Direção-Geral do Património Cultural divulgou os dados referentes ao número de visitantes registados em 2016 nos Museus, Monumentos e Palácios sob sua jurisdição, tendo-se verificado um forte aumento nos equipamentos culturais da região Centro de Portugal. Merecem especial destaque os crescimentos verificados no Museu Nacional Machado de Castro (+ 43,5%), no Museu Nacional Grão Vasco (+ 32,6%) e no Mosteiro da Batalha (+ 20,1%), que passou a ser o terceiro equipamento mais visitado do país no universo gerido pela DGPC.

O Convento de Cristo, com um aumento de 16,3%, o Mosteiro de Alcobaça, com um crescimento de 14,2%, e o Museu Monográfico de Conímbriga, que teve mais 4,7% de visitantes do que em 2015, completam o quadro de museus e monumentos que, globalmente, registaram uma subida de 19,5%, acima da média nacional registada que se cifrou num aumento de 15,5%.

5 de janeiro de 2017

12 janeiro | Mealhada | Apresentação do INOVSTART


A ACIBA - Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira vai organizar o seminário de apresentação do projeto INOVSTART, no próximo dia 12 de Janeiro, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre na Mealhada, a partir das 14:30. 


Este novo projeto, integrado no âmbito do projecto de promoção do espírito empresarial desenvolvido pela ACIBA, visa potenciar a geração de ideias inovadoras, iniciativas empresariais e a criação de novas empresas nos concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova.

Programa:

14:30 Receção aos convidados

15:00 Discurso de boas vindas
Carlos Pinheiro - Presidente da ACIBA

15:15 Apresentação do projeto INOVSTART
Alexandre Cardoso - Coordenador da Consulset

15:45 Apresentação do tema "O Empreendedorismo na atualidade"
Mendo Henriques - Professor na Universidade Católica de Lisboa

16:15 Coffee-break

16:30 Debate dos temas apresentados

17:00 Encerramento do seminário
Rui Marqueiro - Presidente da Câmara Municipal da Mealhada

4 de janeiro de 2017

Território da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior

No âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, regulamentada pelo Despacho normativo n.º 16/2016, define-se como objetivo o apoio a conceder a projetos e iniciativas que, através de atividades com relevância ou interesse para o turismo, concorram para o desenvolvimento do interior e para a coesão nacional.

Adicionalmente, define-se no n.º 4 do artigo 2.º que "por região ou destino do interior, entende -se os territórios identificados no Anexo III da Resolução do Conselho de Ministros n.º 72/2016, de 20 de outubro.". Na região Centro de Portugal o anexo lista os seguintes concelhos e freguesias:


Beira Baixa 


Concelhos: Castelo Branco. Idanha -a -Nova. Oleiros. Penamacor. Proença -a -Nova. Vila Velha de Ródão


Beiras e Serra da Estrela


Concelhos: Almeida. Belmonte. Celorico da Beira. Covilhã. Figueira de Castelo Rodrigo. Fornos de Algodres. Fundão. Gouveia. Guarda. Manteigas. Meda. Pinhel. Sabugal. Seia. Trancoso.


Médio Tejo 


Concelhos: Abrantes. Constância. Ferreira do Zêzere. Mação. Sardoal. Sertã. Vila de Rei. Vila Nova da Barquinha

Freguesias de Tomar: Olalhas. Sabacheira. União das freguesias de Além da Ribeira e Pedreira. União das freguesias de Casais e Alviobeira. União das freguesias de Serra e Junceira. 

Freguesias de Ourém: Espite. União das freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais. União das freguesias de Matas e Cercal. União das freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos. 


Região de Aveiro 


Concelhos: Sever do Vouga

Freguesias de Águeda: União das freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão. União das freguesias do Préstimo e Macieira de Alcoba


Região de Coimbra 


Concelhos: Arganil. Góis. Lousã. Miranda do Corvo. Mortágua. Oliveira do Hospital. Pampilhosa da Serra. Penacova. Penela. Soure. Tábua. Vila Nova de Poiares

Freguesias de Condeixa -a -Nova: Furadouro. 


Região de Leiria 


Concelhos: Alvaiázere. Ansião. Castanheira de Pera. Figueiró dos Vinhos. Pedrógão Grande.

Freguesias de Pombal: Abiul. 


Região de Viseu Dão Lafões 


Concelhos: Aguiar da Beira. Carregal do Sal. Castro Daire. Mangualde. Nelas. Oliveira de Frades. Penalva do Castelo. Santa Comba Dão. São Pedro do Sul. Sátão. Tondela. Vila Nova de Paiva. Vouzela

Freguesias de Viseu: Calde. Cavernães. Cota. Ribafeita. São Pedro de France. União das freguesias de Barreiros e Cepões.


3 de janeiro de 2017

Vale Incubação | candidaturas decorrem até 31 de janeiro

Tendo em conta que os candidatos ao Aviso N.º 20/SI/2016, relativo ao Vale Incubação, se devem encontrar legalmente constituídos aquando da apresentação da candidatura e perante um conjunto de fatores de natureza fiscal que poderiam condicionar o registo de criação das empresas no final de 2016, o prazo para a apresentação de candidaturas foi alterado para 31 de janeiro .

Recordamos que são potenciais beneficiários desta medida micro e pequenas empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, sendo o incentivo não reembolsável de 75% das despesas elegíveis, com um limite de 5.000,00 €.

De acordo com o IAPMEI, são suscetíveis de apoio os projetos de aquisição de serviços de incubação na área do empreendedorismo, imprescindíveis ao arranque das empresas, nomeadamente:

- Serviços de Gestão (apoio na definição/consolidação do modelo de negócios; acompanhamento na gestão operacional do negócio (incluindo gestão comercial, planeamento financeiro e controlo de gestão) e tutoria e capacitação na gestão);

- Serviços de Marketing (apoio na estruturação da estratégia de comunicação/marketing; apoio na divulgação da atividade, produtos e serviços; apoio na estruturação/consolidação do processo de internacionalização);

- Serviços de Assessoria Jurídica (assessoria e apoio jurídico);

- Desenvolvimento de produtos e serviços (apoio à digitalização de processos de negócios; apoio à proteção/valorização de direitos de propriedade intelectual);

- Serviços de Financiamento (apoio a candidaturas a concursos de empreendedorismo e inovação; apoio no contacto com investidores e entidades financeiras).

3.º curso de Gestão de Turismo | inscrições até 21 janeiro


A D. Dinis Business School lança, em janeiro, a 3.ª edição da Formação Executiva Gestão de Turismo para Empresários e Empreendedores, dinamizada em parceria com a Turismo Centro de Portugal. 

Esta formação tem como destinatários os empresários e gestores que pretendem melhorar e ampliar processos de gestão, identificar oportunidades de crescimento e inovação no turismo, bem como os empreendedores que ambicionam adquirir ferramentas para a criação e gestão de projetos turísticos.



Início: Janeiro de 2017

Local: Leiria

Duração: 60 horas 

Horário: Pós-laboral em calendário a definir

Candidaturas: Podem ser feitas online aqui

Valor do investimento: 780€ (+iva) + Taxa de candidatura 

Possibilidade de pagamento parcelado, sem agravamento de custo.

Mais informação: aqui.

2 de janeiro de 2017

5 janeiro | Soure | Apresentação de "Project for You"

A Associação Empresarial de Soure (AES), vai organizar o Seminário de Apresentação do Projeto “Project For You” (projeto de promoção do espírito empresarial para o concelho de Soure) que se realizará no dia 5 de Janeiro de 2017, a partir das 14:30, no Salão Nobre do Edifício Paços do Concelho em Soure.

As inscrições na sessão devem ser formalizadas através do preenchimento do formulário disponível no link: http://projectforyou.pt/wp/#inscricoes, através do telefone 239 507 566 ou do e-mail: geral@aesoure.pt.

9 janeiro | Torres Vedras | Sessão Finanças para Empreendedores

No dia 9 de janeiro, a partir das 15:00, vai decorrer mais uma sessão destinada a empreendedores da Região Oeste, desta vez dedicada ao tema "Finanças para Empreendedores". 

O evento decorrerá no Edifício dos Paços do Concelho, em Torres Vedras, estando integrado no projeto de Promoção do Espírito Empresarial da Região Oeste, que a OesteCIM e a AIRO desenvolvem em conjunto. As inscrições nesta sessão devem ser formalizadas através do preenchimento do formulário disponível neste link:

http://www.oestecim.pt/Forms/FillForm.aspx?f=1fc2e9d7-c15c-4fb3-a3d8-8aabd40e1b24

PROGRAMA:

15:00 Abertura
Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

15:15 Finanças para Empreendedores e Pequenos Negócios 
Vitor Ferreira – D. Dinis Business School

16:30 Concurso de Negócios Oeste Portugal 
Sérgio Félix – AIRO

16:45 Debate

17:00 Encerramento

AddThis