31 de outubro de 2014

Sessão "Eficiência Energética - Consumo Reduzido com Investimento Zero"


A Associação de Empresas para Territórios e Cidades Inteligentes - B2CITzens promove, dia 13 de novembro, no auditório da CCDRC, em Coimbra, uma sessão sob o tema "Eficiência Energética - Consumo Reduzido com Investimento Zero".

A entrada é livre, mas a inscrição é obrigatória, devendo ser feita através do endereço de email

30 de outubro de 2014

Workshops de Sensibilização - Investigação, Desenvolvimento e Inovação Desenvolvimento de Novos Produtos

Teve início esta semana e decorrerão até 18 de novembro, um conjunto alargado de workshops de sensibilização de IDI & DNP,  em várias cidades das Regiões Centro e Alentejo.

O projeto IDI & DNP é uma iniciativa conjunta do CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro e do Instituto Politécnico de Portalegre e visa sensibilizar para a certificação da Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) e para favorecer o lançamento de projetos de Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) e disseminando informação sobre estas práticas para o reforço da competitividade empresarial nas Regiões Centro e do Alentejo.

Estes eventos são de participação gratuita e destinam-se a Empresários e quadros de empresas, empreendedores, comunidade universitária e recém-licenciados, técnicos de associações empresariais, técnicos de unidades de apoio ao desenvolvimento de negócios e transferência de tecnologia e elementos de outras entidades do sistema científico e tecnológico.

Para mais informação, datas e locais previstos para a realização dos Workshops de Sensibilização, clique aqui

27 de outubro de 2014

Aprovado em Conselho de Ministros Decreto-Lei nº 159/2014 | Regras Gerais de Aplicação dos Programas 2014-2020


Aprovado em conselho de ministros Decreto-Lei n.º 159/2014, que estabelece as regras gerais de aplicação dos programas operacionais e dos programas de desenvolvimento rural financiados pelos fundos europeus estruturais e de investimento, para o período de programação 2014-2020

O presente decreto-lei estabelece as regras gerais de aplicação dos programas operacionais (PO) e dos programas de desenvolvimento rural (PDR) financiados pelos fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI), compreendendo o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo Social Europeu (FSE), o Fundo de Coesão (FC), o Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), para o período de programação 2014 -2020.

Entre as medidas preconizadas, destacam-se:
  • Estabelece-se que o regime jurídico de aplicação dos fundos fica disponibilizado e acessível eletronicamente, numa versão permanentemente atualizada e consolidada, no portal do Portugal 2020;
  • Consagra -se o princípio da desmaterialização, pelo que se prevê que as candidaturas são, em regra, submetidas pelos beneficiários por via eletrónica, através de meios de autenticação segura, nomeadamente o cartão do cidadão e a Chave Móvel Digital;
  • Prevê -se que os órgãos de governação dos fundos não podem onerar injustificadamente os beneficiários com pedidos de informação sobre os quais a Administração já disponha de dados acessíveis;
  • Consagra -se a obrigação de os órgãos de governação dos FEEI solicitarem aos beneficiários por uma só vez a informação de que necessitem em cada fase;
  • Fixa -se como regime regra a concessão do apoio mediante a assinatura de termo de aceitação pelo beneficiário.
 Decreto-Lei n.º 159/2014 - Diário da República n.º 207/2014, Série I de 2014-10-27

24 de outubro de 2014

Candidaturas abertas | 6º Concurso GAC Mondego Mar Eixo 4 - PROMAR

A AD ELO, enquanto Parceiro Gestor do GAC Mondego Mar, promove o lançamento do 6º concurso para a apresentação de Pedidos de Apoio ao Eixo 4-PROMAR entre os dias 24 de outubro de 2014 e 15 de Dezembro de 2014. A formalização das candidaturas deverá ocorrer no período referenciado através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado no site da AD ELO, www.adelo.pt, onde poderão ser obtidas todas as informações necessárias sobre os concursos agora disponibilizados, a saber:

4.1 – Reforço da Competitividade das zonas de pesca e valorização dos produtos;
4.2 – Diversificação e reestruturação das actividades económicas e sociais;


23 de outubro de 2014

4º Fórum Empresarial da Região de Aveiro | Cineteatro Alba | Albergaria-a-Velha


A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro vai realizar a 7 de Novembro, pelas 9.00h, no cineteatro ALBA, em Albergaria-a-Velha, o 4.º Fórum Empresarial da Região de Aveiro subordinado ao tema “PORTUGAL 2020 E OS DESAFIOS DAS PMES”.

Com este evento pretende-se fomentar a reflexão e o debate de políticas públicas com impacto no dia-a-dia das empresas através da auscultação dos empresários, abordar as suas expectativas quanto ao novo Quadro Comunitário de Apoio “Portugal 2020” e, simultaneamente, estimular a cooperação empresarial através da organização de encontros de networking.

A iniciativa, à semelhança das edições anteriores, conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com a presença de um conjunto de oradores de reconhecido mérito nas áreas empresarial, económica e do Sistema Científico e Tecnológico.

Para mais informações clique aqui

 

Workshops - As PME e a Economia Digital | Edificio OesteCIM - Caldas da Rainha


Workshops de Capacitação de Agentes para a Economia Digital
3 e 4 de Novembro de 2014 - Edifício OesteCIM - Caldas da Rainha

Este Workshop visa dotar os formandos de competências técnicas que lhes permitam planear e executar um plano de promoção da economia digital.

FINALIDADE  
Capacitação de agentes para o planeamento e execução de ações que promovam a economia digital. 

OBJETIVOS 
Dotar os formandos de competências técnicas que lhes permitam planear e executar um plano de promoção da economia digital. 

Clique aqui para mais informações, programa e ficha de inscrição. 


Workshop - As PME e a Economia Digital
5 de Novembro de 2014 - Edifício OesteCIM - Caldas da Rainha  

Este Workshop tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos técnicos que facilitem a adesão e integração do seu negócio na economia digital 

FINALIDADE
Capacitação das empresas para a adesão à economia digital. 

OBJETIVOS
Dotar os formandos de conhecimentos técnicos que facilitem a adesão e integração do seu negócio na economia digital.

Clique aqui para mais informações, programa e ficha de inscrição.


22 de outubro de 2014

Guide on EU Funding for the tourism sector (2014-2020)


União Europeia disponibiliza Guia que sistematiza a informação sobre todos os Programas da EU com potencial interesse para o setor do turismo.

Guide on Eu Funding | For The Tourism Sector



Ação de sensibilização "Da ideia ao Negócio, como criar uma Empresa Passos a Seguir"


Vai decorrer amanhã, dia 23 de Outubro de 2014, pelas 14.30h, no Espaço do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, na vila do Carregado, uma ação de sensibilização de empreendedorismo.

Esta ação tem como tema "O Empreendedorismo – Da ideia ao Negócio, como Criar uma Empresa - Passos a Seguir"

 

17 de outubro de 2014

29 Outubro | Caldas da Rainha | Novo Regime Jurídico do Alojamento Local

No próximo dia 29 de Outubro, a partir das 10:30, no auditório da Expoeste, nas Caldas da Rainha, vai decorrer uma acção de sensibilização dedicada ao novo Regime Jurídico do Alojamento Local. Trata-se de uma organização da Oeste CIM, no âmbito do projecto Rede Oeste Empreendedor, em parceria com o Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Portugal e que conta com o apoio técnico da AIRO - Associação Industrial da Região do Oeste.

Nesta sessão, a Dra. Ana Blanco, directora do Departamento de Estruturação da Oferta do Turismo de Portugal vai explicar todas as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 128/2014, de 29 de Agosto, que entrará em vigor no próximo dia 27 de Novembro. As inscrições nesta sessão são gratuitas, mas devem ser formalizadas através do e-mail geral@oesteempreendedor.pt

Programa da sessão:

10:30 Abertura
Hugo Oliveira | Vice-Presidente da CM Caldas da Rainha
Pedro Machado | Presidente do Turismo Centro de Portugal
André Macedo | Primeiro-Secretário da Oeste CIM

11:00 Novo Regime Jurídico do Alojamento Local
Ana Blanco | Directora do Departamento da Estruturação da Oferta do Turismo de Portugal

12:00 Debate

12:30 Encerramento

15 de outubro de 2014

Agosto quente na hotelaria do Centro

A tendência de crescimento nas dormidas em hotelaria na região Centro foi hoje confirmada, com a publicação dos dados preliminares relativos ao mês de Agosto. Verificaram-se acentuadas subidas no número de hóspedes (+ 16,2%), número de dormidas (+ 14,3%), na taxa de ocupação-cama (+ 6,4%) e nos proveitos (+ 14,6%) em comparação com o mês de Agosto de 2013. Merece destaque a contribuição do mercado nacional para o acréscimo nas dormidas, com uma variação homóloga positiva de 17,4%.


Os números de Agosto, com o impacto que têm no valor total, influenciam decisivamente o acumulado Janeiro-Agosto, tornando ainda mais evidente o desempenho positivo do destino Centro de Portugal durante o ano de 2014, com a subida do número de dormidas a aproximar-se dos dois dígitos e a dos proveitos a rondar os 9%.


16 outubro | Aveiro | 2ª Conferência QCIRA

O tema desta segunda conferência QCIRA é «Região-Cidade Inteligente», pretendendo-se discutir modelos de organização, para os sistemas de conhecimento locais e regionais, baseados no conceito de território inteligente. A sessão realiza-se no dia 16 de outubro, a partir das 15 horas, na Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro. Pode consultar o programa da sessão que contará com a presença do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.


13 de outubro de 2014

Aprovado novo Regulamento das Embarcações Utilizadas na Actividade Marítimo-Turística

Foi publicado o novo Regulamento das Embarcações Utilizadas na Actividade Marítimo-Turística, através do Decreto-Lei n.º 149/2014, de 10 de outubro, que revoga o anterior Regulamento da Actividade Marítimo-Turística (RAMT).

Com este novo regulamento, pretende-se "aprovar um novo diploma que simplifique os procedimentos relativos à utilização das embarcações afetas à atividade marítimo -turísticas", incluindo, por exemplo,  "o alargamento da tipologia das embarcações que podem ser afectas à actividade marítimo-turística", a alteração das "regras relativas à lotação mínima de segurança" ou "a não obrigatoriedade de utilização de uma embarcação de assistência, quando sejam operadas embarcações dispensadas de registo ou motas de água", nas condições tipificadas neste novo Decreto-Lei.


9 de outubro de 2014

Espaço Business Innovation - 15 de Outubro - AEBB | Castelo Branco

A Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP/CCI), em parceria com a  Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), vai realizar no dia 15 de outubro, na AEBB em Castelo Branco, o evento "Business Innovation", no âmbito do programa 'Redes de Inovação' que tem como objetivo proporcionar, nas regiões Centro e Alentejo, o ambiente favorável à criação de parcerias entre os diversos agentes de inovação.

Com entrada livre, esta iniciativa pretende potenciar interações entre visitantes, participantes e empresas, debater e trocar ideias e conhecer novos projetos.

Para mais informação sobre esta iniciativa clique aqui


8 de outubro de 2014

Viseu | 16 outubro | Workshop "Preparar a Retoma. Minimizar Custos/Maximizar Receitas

A AHRESP e a CTP - Confederação do Turismo Português, com o apoio do Turismo Centro de Portugal, vão organizar mais um workshop na região Centro da série "Preparar a Retoma. Minimizar Custos/Maximizar Receitas". O evento terá lugar na Associação Comercial do Distrito de Viseu, no próximo dia 16 de outubro, a partir das 15:15.

As inscrições na sessão devem ser formalizadas através do e-mail sandra.lopes@ahresp.com

Programa:


15:15 Recepção dos participantes

15:30 Sessão de abertura
- Presidente da Direção da AHRESP
- Presidente da ERT Centro de Portugal
- Presidente da CM Viseu

15.45h Custos de contexto e facilitação dos negócios na hotelaria e restauração
- Pedro Carvalho | AHRESP

16:15 Financiamentos
- Luis Coito | Turismo de Portugal

Portugal 2020 - Novos Fundos Comunitários 2014-2020
- Pedro Carvalho | AHRESP

16:45 Novo regime jurídico do alojamento local
- Ana Jacinto | AHRESP

17:15 Debate

17:45 Encerramento


7 de outubro de 2014

Coimbra | 17 outubro | Workshop "Preparar a Retoma. Minimizar Custos/Maximizar Receitas"

A AHRESP e a CTP - Confederação do Turismo Português, com o apoio do Turismo Centro de Portugal, vão organizar mais um workshop da série "Preparar a Retoma. Minimizar Custos/Maximizar Receitas", que terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, no próximo dia 17 de outubro, a partir das 15:15.

As inscrições na sessão devem ser formalizadas através do e-mail sandra.lopes@ahresp.com

Programa:

15:15 Recepção dos participantes

15:30 Sessão de abertura
- Presidente da Direção da AHRESP
- Presidente da ERT Centro de Portugal
- Presidente da CM Coimbra

15.45h Custos de contexto e facilitação dos negócios na hotelaria e restauração 
- Pedro Carvalho | AHRESP

16:15 Financiamentos
- Luis Coito | Turismo de Portugal

Portugal 2020 - Novos Fundos Comunitários 2014-2020 
- Pedro Carvalho | AHRESP

16:45 Novo regime jurídico do alojamento local 
- Ana Jacinto | AHRESP

17:15 Debate

17:45 Encerramento

6 de outubro de 2014

Forgetur - Técnicas de Gestão Financeira Empresarial | 150 horas | Inscrições abertas | Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal



O Turismo de Portugal e a AHRESP criaram um quadro de formação na área da gestão financeira e empresarial, designado por FORGETUR, dirigido particularmente para os segmentos da Restauração e do Alojamento Local. Pretende-se assim habilitar os empresários do setor para a avaliação dos seus negócios e para a tomada de decisão de investimentos.

O FORGETUR terá início no dia 27 de Outubro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e inclui um total de 150 horas de formação nas áreas da “Gestão Financeira”, “Planeamento e Controlo de Gestão”, “Projetos de Investimento” e “Gestão Empresarial”, assim como um workshop de três horas sobre o novo quadro comunitário de apoio 2014-2020.

Destinatários: Empresários de micro, pequenas e médias empresas do setor da restauração e do alojamento local | Outros interessados

Para mais informação contactar: sandra.simoes@turismodeportugal.pt



3 de outubro de 2014

Workshop "Como Controlar Melhor os Custos do Meu Hotel" | Fátima | 6 de novembro


Prosseguindo a sua estratégia de maior proximidade às empresas do setor, o Turismo de Portugal em colaboração com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, promove dia 6 de novembro em Fátima, no Dom Gonçalo Hotel & Spa, um workshop, sob o tema “Como controlar melhor os custos do meu hotel - a gestão de custos no sucesso da empresa".

O objectivo deste workshop é o de sensibilizar os empresários para a importância da estrutura de custos da sua unidade, ajudar a encontrar ferramentas de apoio que conduzam à sua otimização, sem comprometer o posicionamento e a qualidade do seu produto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email goncalo.gomes@turismodocentro.pt

PROGRAMA:

14h30 - 15h00 | Receção dos participantes

15h00 - 15h15 | Abertura
Pedro Machado, Entidade Regional de Turismo do Centro

15h00 - 15h30 | O Papel do Turismo de Portugal
Gabinete de Apoio Especializado às Empresas

15h30 - 16h15 | A importância do controlo na gestão dos empreendimentos turísticos
Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego - Turismo de Portugal, IP

16h15 - 16h45 | A importância das compras: O modelo de negócios
CenMais - "Central Mais"

16h45 - 17h15 | Perguntas e respostas


AddThis