31 de janeiro de 2014

SET reserva 5 milhões de euros da Qualificação da Oferta para animação turística

Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, anunciou hoje, durante o Congresso da APECATE, que, no âmbito da Linha de Qualificação da Oferta, existe uma dotação orçamental de 5 milhões de euros inteiramente destinada a projectos de investimento de empresas de animação turística, organização de eventos e congressos.


Fonte: Publituris

PME vão ter 6000 milhões de euros no novo QREN

Uma verba superior a 6000 milhões de euros do novo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) para os próximos sete anos será atribuída às pequenas e médias empresas (PME). Este montante significa um acréscimo substancial face ao programa atualmente em vigor, que no arranque alocava a esta área uma fatia inferior a 3 500 milhões  de euros.

in público

Assista em direto ao 2º Congresso APECATE

O 2º Congresso APECATE vai ser transmitido em direto através de uma plataforma online.

Para assistir à transmissão em direto do 2º Congresso de Apecate por favor envie um email para congresso@apecate.pt  a solicitar o código de acesso.

Assista ao congresso aqui

30 de janeiro de 2014

Conferência "Português Claro e start-ups: é preciso saber comunicar uma boa ideia"

No próximo dia 3 de fevereiro, pelas 13h45, realiza-se a primeira sessão IEUA Sharing de 2014, onde teremos oportunidade de testemunhar a experiência de Sandra Fisher-Martins, que irá falar sobre "Português Claro e start-ups: é preciso saber comunicar uma boa ideia".

Sobre o IEUA Sharing

O IEUA Sharing é um evento mensal de partilha de conhecimento e de experiências de empreendedorismo. Realiza-se na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA), no foyer do Edificio 1 do Campus Universitário de Santiago, na primeira segunda-feira de cada mês, entre as 18h00 e as 19h30, e está aberto a todos os interessados em debater o tema proposto pelo orador convidado.

Esta edição do IEUA Sharing realizar-se-á num horário diferente, entre as 13h45 e as 15h00, no Foyer do Edificio 1 do Campus Universitário de Santiago.

A sessão é gratuita e aberta a todos os interessados.

Para mais informações clique aqui

Candidaturas QREN aprovadas em Janeiro

Foram divulgados os resultados da última fase de candidaturas ao SIALM, que incluiu a aprovação de 15 projectos do sector do Turismo no Centro, localizados nos concelhos de Viseu (6), Sever do Vouga, Oleiros, Penacova, Miranda do Corvo, Castelo Branco, Mêda, Ansião, Constância e Penela, correspondendo a um investimento de 426.453 euros e a um incentivo de 340.438 euros.

Paralelamente, foram igualmente disponibilizados resultados do aviso de concurso do SI Inovação - Inovação Produtiva que, novamente, na região Centro, consistiram na aprovação de projectos de requalificação de empreendimentos turísticos existentes, nomeadamente o Hotel Praia Norte, em Peniche, o Hotel Meia Lua, em Ovar, o Steyler Fátima Hotel e o Lux Mundi em Fátima (Ourém), o Cristal Praia , em Vieira de Leiria (Marinha Grande) e do Eurosol Estarreja, para além de um projecto da Praxis que inclui a criação do Museu da Cerveja de Coimbra. O montante do investimento destes projectos ascende a um valor de 24 milhões de euros, ao qual corresponde um incentivo reembolsável sem juros de 14,4 milhões de euros, com possibilidade de atribuição de prémio de realização.

29 de janeiro de 2014

Workshop "Licenciamento Zero & Reabilitação Urbana"


A NERCAB - Associação Empresarial da  Região de Castelo Branco promove, dia 4 de fevereiro, em Castelo Branco, pelas 14h00,  um Workshop "Licenciamento Zero & Reabilitação Urbana".


Para mais informações clique aqui


Sessão sobre Networking Empresarial


NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém vai promover um conjunto de iniciativas para colocar em contacto, de forma prática, as empresas, os empresários e as entidades do sistema de ensino, investigação e desenvolvimento tecnológico, visando identificar
oportunidades para a geração de projetos colaborativos de inovação. A sessão de apresentação deste projeto de "Networking Empresarial" está agendada para o dia 5 de fevereiro, pelas 16h30, na sede da Nersant em Torres Novas.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas online no site da NERSANT

Para mais informações, os interessados devem contactar o Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos da NERSANT, através do número  249 839 500 ou dame@nersant.pt

28 de janeiro de 2014

Sessão Esclarecimento | Hotelaria e Restauração: Constrangimentos à laboração | 10 fevereiro | Aveiro

A AHRESP, em parceria com o Turismo do Centro e a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho, irá realizar uma Sessão de Esclarecimento denominada "Hotelaria e Restauração: Constrangimentos à laboração", no dia 10 de fevereiro, pelas 15h00, no auditório da sede da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal, em Aveiro. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, a qual deverá ser efetuada através do website da AHRESP.

6ª conferência do ciclo "Reconstruir Portugal - Qualificação e Competitividade Regional"

Realiza-se hoje, pelas 17h15 no edifício da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, a 6ª Conferência sob o mote "Consolidação Estratégica do Tecido Empresarial Nacional" integrada no Ciclo de Conferências "Reconstruir Portugal - Qualificação e Competitividade Regional".

O painel de oradores contará com a presença de Daniel Bessa, Ex-Ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo; Celso Filipe, Subdiretor do Jornal de Negócios e Álvaro Dâmaso, Membro do Conselho de Administração do Montepio.

Ainda pode efetuar a sua inscrição aqui


2º Congresso APECATE

A APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, organiza o seu 2º Congresso nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro no Altis Grand Hotel, em Lisboa.

Os temas escolhidos - Certificação e Internacionalização - procuram responder com clareza a duas grandes questões que os empresários sentem como determinantes do seu futuro:
  • Como diferenciar as suas empresas num mercado cada vez mais livre e global.
  • Quais as ferramentas mais adequadas à promoção de produtos de nicho no mercado externo.
 O evento pretende reunir empresários do setor, mas também estudantes e professores das áreas de turismo, desporto, ambiente, comunicação, gestão e marketing e representantes das Agências Regionais de Promoção Turística, Entidades Regionais de Turismo, Institutos Públicos e Autarquias.

Para mais informação clique aqui


27 de janeiro de 2014

Portugal Ventures abre hoje "Call For Entrepreneurshp


A fase de candidaturas dos projetos à  6ª Call for Entrepreneurship decorre a partir de hoje, 27 de janeiro e encerra a 27 de Fevereiro. Todas as informações sobre as candidaturas às Call For Entrepreneurship estão disponiveis  no website Portugal Ventures

Empreender # 1 | EES Rural-Escola d'Empreendedorismo Rural

Fátima Saraiva contactou a equipa de apoio ao investidor da Turismo Centro de Portugal em Março de 2010, com uma ideia inovadora de projecto a implementar em espaço rural. 

Quatro anos depois, com o apoio de diversas entidades, das quais destacamos o município de Penela, uma versão aprimorada do conceito original está lançada, com um prémio no bolso (EES Rural venceu o 1º concurso Smart Rural Idea Challenge, na categoria de inovação social, promovido pelo Instituto Pedro Nunes e pelo município de Penela) e um projecto piloto a desenvolver a partir de Abril. Fátima Saraiva explica tudo, em discurso directo:


"A ideia do projeto EES Rural - Escola d'Empreendedorismo Rural nasce da união de duas paixões de uma das promotoras, Fátima Saraiva: o empreendedorismo social e o meio rural. O projeto, da sua determinação em contrariar o abandono dos territórios de baixa densidade e contribuir para a sua revitalização.

Foi fundamental identificar as principais causas do problema que pretendemos resolver de raiz: o despovoamento do meio rural. Durante alguns meses de investigação e contacto com a realidade, percebemos que a sua principal causa é a falta de oportunidades de trabalho, tendo como sub-causas o desconhecimento das atividades a desenvolver e das oportunidades existentes, que por sua vez, tem associado o baixo espírito empreendedor e a perda de ligação com a natureza. Como resposta, desenvolvemos o programa de apoio à mudança da cidade para o campo EES Rural, dividido em duas fases: 

A 1ª fase, com duração de 1 mês, começa com a estadia de 1 fim-de-semana em Penela, para a pessoa (re)descobrir o meio rural, os seus sonhos e aptidões pessoais.

A 2ª fase inicia com 1 semana em Penela e, durante 3 meses, desenvolverá o seu plano de ação, transformando-o num modelo de negócio adaptado aos seus desejos, competências e oportunidades identificadas.

Em ambos os casos, há sempre interação com profissionais de diferentes atividades e, depois das estadias em grupo no hostel, é feito um acompanhamento personalizado online. No final, esperamos que a pessoa esteja pronta a tomar as decisões mais importantes da sua vida: se muda ou não para o meio rural e se muda ou mantém a sua atividade profissional.

Estamos sediados em Penela, território de baixa densidade com um enorme potencial. Pode contactar-nos através do email empreenderural@gmail.com, do telefone 910 471 494 e estamos no facebook em https://www.facebook.com/EESRural. O projeto piloto vai decorrer durante o ano de 2014, iniciando-se já nos próximos dias 4, 5 e 6 de Abril.


Este projeto conta com as parcerias da Câmara Municipal de Penela, do Clube de Empreendedorismo da Bairrada e Incircle e com os apoios do IES - Instituto Empreendedorismo Social, CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Bombeiros Voluntários de Penela e Restaurante Dom Sesnando, em Penela. 

Muitas vezes a diferença entre o sucesso e o insucesso é o fazer. Não é fácil colocar os projetos no terreno, tal implica riscos pessoais (também). No meu caso, mudei de casa e região. Aproveito para deixar uma mensagem que considero fazer toda a diferença: porque não investir o nosso tempo e energia naquilo que nos apaixona? A vida tem outro sabor e as dificuldades tornam-se bem mais fáceis de superar :)"

24 de janeiro de 2014

WePinch, uma rede social portuguesa para unir empreendedores e investidores

A WePinch a primeira rede social que reúne "startups", investidores e profissionais, está disponivel na Internet e de forma gratuita.

A WePinch é um projeto inovador português que cria um ponto de encontro "online" entre os empreendedores, profissionais e investidores com o objetivo de criar mais emprego e empresas em Portugal e em breve, internacionalmente.


23 de janeiro de 2014

Termas de Portugal lança marca “Termas Centro"

A marca "Termas Centro by Termas de Portugal", da qual fazem parte 16 termas, tem como prioridade reforçar a competitividade turística das estâncias termais no mercado nacional e internacional através de uma lógica de trabalho em rede, organizado e de elevada qualidade, composto por produtos adaptados a diferentes targets.


"trata-se de um ambicioso projeto, que envolveu 250 milhões de euros na modernização e requalificação das estâncias termais da Região Centro de Portugal, que ao longo dos últimos três anos contou com o apoio do PROVERE, e que pretende promover o parque da Região Centro no mercado interno e externo" 



Legislação dos Empreendimentos Turísticos alterada

Ministério de Economia procede à segunda alteração ao Decreto-Lei nº 39/2008 de 7 de março, alterado pelo Decreto-Lei nº 228/2009 de 14 de setembro, que estabelece o regime jurídico da instalação, exploração e funcionamento dos empreendimentos turísticos, no sentido de diminuir custos de contexto, simplificar e liberalizar procedimentos.

22 de janeiro de 2014

Sessão de Apresentação LabE Aveiro Region

O Município de Aveiro, em colaboração com a Universidade de Aveiro, irá promover uma sessão de esclarecimento para a apresentação da 4ª edição do Laboratório de Empreendedorismo - LabE Aveiro Region, que decorrerá no dia 24 de janeiro de 2014, pelas 14h30, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Os interessados em participar nesta sessão de divulgação, devem enviar um email para uatec@ua.pt até hoje, 22 de janeiro.

Para obter mais informações sobre o LabE, consulte aqui

Centro de Portugal lança Brochura Best of 2014

O Centro de Portugal, através da Agência Regional de Promoção Turística do Centro (ARPTC), estará presente na 34ª edição da Feira Internacional de Turismo de Madrid - FITUR 2014, que decorre na capital espanhola a partir de hoje, e até ao próximo domingo, dia 26 de janeiro.

A participação nesta feira enquadra-se no modelo promocional de continuidade desenvolvido para o mercado espanhol. Neste contexto, e dando sequência à estratégia de venda/comercialização do destino, a Fitur é mais uma vez palco da apresentação da brochura "BEST OF 2014 Centro de Portugal". O manual agrega a oferta turística regional, nas suas diversas componentes (Alojamento, Animação, Turismo Activo, Restauração e similares, Spa e Termalismo, Enoturismo, Agências de Viagens / DMC / Rent-a-Car, entre outros).



Horizonte 2020 - Candidaturas Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Desenvolvimento & Inovação

O Horizonte 2020 - Programa Quadro Comunitário de Investigação & Desenvolvimento & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período de 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração, sendo o apoio financeiro concedido na base  de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.

O H2020 é composto por três pilares programáticos com âmbitos diferentes:
Pilar I - Excelência Científica (com cerca de 32% do orçamento total)
Pilar II - Liderança Industrial (correspondente a cerca de 22% do Orçamento)
Pilar III - Desafios Societais (com cerca de 39% do orçamento)

GPPQ da FCT, em colaboração com a Universidade de Aveiro promove, no próximo dia 31 de janeiro, pelas 10h00 um seminário dedicado às Oportunidades para as PME, às regras de participação e aos principais aspetos de gestão financeira do Horizonte 2020.

Consulte o programa aqui

21 de janeiro de 2014

Sessão de Esclarecimentos "Criação do Próprio Emprego"


A ANDC | Associação Nacional de Direito ao Crédito, em parceria com o Aveiro Empreendedor, promove na próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro, pelas 10h00, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, uma Sessão de Esclarecimento, versando a temática "criação do próprio emprego". 


 Nesta sessão, os participantes são informados sobre os seguintes temas:

- Apoios a beneficiários de prestações de subsídio de desemprego (antecipação total/parcial e subsídio de desemprego parcial);

- Financiamento bancário (ANDC | Microcrédito e MicroInvest)

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, a qual deverá ser remetida para aveiroempreendedor@cm-aveiro.pt

Para mais informações contacte a ANDC | Edgar Oliveira | através do email edgar.oliveira@microcredito.com.pt


20 de janeiro de 2014

Portugal divulga-se como destino de surf na FITUR 2014

 Entre os dias 22 e 26 de janeiro, vai realizar-se em Madrid, a 34ª edição da FITUR, a maior feira de turismo espanhola. Portugal vai estar representado e aposta na promoção de terras lusas como destino de excelência para o surf. Esta aposta do Turismo de Portugal, prende-se com o facto de se terem realizado no país iniciativas internacionais e mundiais como a etapa do WCT na praia de Supertubos em Peniche ou ainda os desafios que Garrett McNamara tem enfrentado na Nazaré. Portugal terá um stand com 818 metros quadrados, onde vão marcar presença personalidades ligadas ao turismo como o Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes. Em destaque vão estar também as regiões de Lisboa, Porto, Norte, Centro, Alentejo, Algarve e os arquipélagos da Madeira e Açores. A organização do certame cabe à IFEMA - Feira de Madrid que no seu site informa que a edição de 2013 teve a presença de 8.979 empresas expositoras oriundas de 167 países e regiões. Isto traduziu-se na participação de 116.157 profissionais e 91.082 visitantes.


Seminário sobre Liderança Empresarial

A Associação Empresarial da Região do Oeste (AIRO), vai realizar no próximo dia 22 de janeiro, pelas 14h30, no auditório da Expoeste, nas Caldas da Rainha o seminário "Liderança Empresarial". Tem como orador o Dr. Orlando Faísca, especialista em Gestão e Liderança Comercial, que abordará os temas:

Liderança Empresarial
Conceito "Liderança"
Conceito "Empresa/Organização
O enquadramento da Liderança nas Empresas/Organizações

O Líder
Caracterização do Líder
Tipos de Liderança
Impacto nas Empresas/Organizações

Tendências mais recentes de Liderança
Tendências da Liderança nas Empresas/Organizações
O desafio das novas tendências para o Líder/Gestor
Conclusões

A inscrição é gratuita podendo ser formalizada aqui

17 de janeiro de 2014

Conferência " A Visão Integrada do Risco Organizacional"




O Instituto Superior de Contabilidade e Administração | Coimbra Business School realiza amanhã dia 18 de janeiro, pelas 9h15, no auditório Marques Almeida do ISCAC uma conferência "A Visão Integrada do Risco Organizacional".

A conferência tem entrada livre e gratuita

BTL 2014 lança programa corporate

A BTL - Feira Internacional de Turismo, que se realiza entre 12 e 16 de Março, vai lançar nesta edição um novo e exclusivo programa de acesso à feira, o Programa "BTL Corporate" para as empresas visitantes deste segmento.

O novo programa corporativo permite às empresas, através de um simples pré registo efetuado via internet, em casa ou no escritório, usufruir de um conjunto de benefícios exclusivos, tais como, parque de estacionamento gratuito no dia da visita, atendimento em Balcão de Credenciação exclusivo "BTL Corporate", entrega de um Welcome Pack com informação diversa sobre a feira, (lista de Empresas Expositoras, Guia de Visitante, Badge "BTL Corporate", entre outros), bem como acesso ao Lounge BTL, um espaço reservado, onde poderão usufruir de uma bebida.



16 de janeiro de 2014

Governo cria nova linha de 35 milhões para start-ups

O ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou ontem em conferência de imprensa, a criação de uma nova linha de apoio às "start-ups" (empresa de raiz) por parte da Portugal Ventures no valor de 35 milhões de euros, que entrará em vigor este mês de janeiro.

Também foi dado nota do apoio que o Governo irá ainda disponibilizar de 15 milhões de euros, através dos "business angels" (promotores de investimento), em parceria com a sociedade civil, para apoiar o arranque de novos projetos empresariais.

Seminário "Negócios com a Alemanha"

As potencialidades da cooperação empresarial entre Portugal e a Alemanha, nas vertentes comerciais e de investimento, são uma realidade que importa explorar.

Assim, tendo por objetivo a identificação de oportunidades de negócio e a sensibilização e melhor preparação das empresas portuguesas para cooperar com o exigente mercado Alemão, a AIDA, no âmbito do projeto B2G Business Intelligence para o mercado Alemão, vai realizar o Seminário "Negócios com a Alemanha", que irá decorrer dia 23 de janeiro, no seu auditório, com inicio às 14h15, tendo como oradores um distinto leque de especialistas no mercado Alemão. A entrada é gratuita mas sujeita a confirmação, podendo ser formalizada aqui


15 de janeiro de 2014

Universidade NOVA lançou Portal de Emprego

A Universidade NOVA de Lisboa, em colaboração com o Universia, lançou em dezembro de 2013, um Portal de Emprego integrado na rede internacional Trabalhando, uma rede ativa em 11 países ibero-americanos.

Os estudantes e diplomados da Universidade NOVA de Lisboa podem aceder à plataforma principal através do endereço emprego.unl.pt, que agrega os portais de emprego da NOVA, o que permite a colocação de ofertas transversais a toda a Universidade. Numa primeira fase, estão disponiveis os portais da Faculdade Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA) e da Nova School of Business and
Economics (NOVA SBE), onde alunos e alumni da Universidade NOVA de Lisboa podem registar o seu currículo e encontrar ofertas de emprego disponiveis para toda a Rede.

As empresas interessadas em recrutar estudantes e diplomados da NOVA podem publicitar as suas ofertas de emprego no portal e receber as candidaturas dos interessados, garantindo que as mesmas são exclusivas para a Universidade.


Workshop Marketing Digital

A Associação Empresarial da Região de Castelo Branco (NERCAB) promove dia 21 de janeiro, em sede própria, com inicio às 10h00, um  Workshop sobre Marketing Digital. Serão debatidos os temas "Introdução ao Mail Marketing"e "FacebookMarketing".

para mais informação clique aqui

14 de janeiro de 2014

53 milhões de euros de investimento em parque de diversões no Bombarral

"O Bombarral terá um parque de diversões em 2016, após a autorização de desclassificação da Reserva Agrícola Nacional e declarado o espaço de interesse público por parte do Governo.

Manuel dos Remédios, um dos promotores do parque, afirma: “Já entregámos a Avaliação Ambiental Estratégica (AIA) e já estamos a elaborar o projecto, por isso, mal a AIA esteja aprovada, tencionamos entregar na Câmara o projecto de arquitectura para que possa ser licenciado até ao final deste ano”, avança a agência Lusa.

Com um investimento de 53 milhões de euros, com capitais privados britânicos, o espaço tem o início das obras previsto para o início de 2015, devendo o parque abrir portas em meados de 2016.

O parque temático, com cerca de 38 hectares de terrenos municipais da Quinta do Falcão, deverá atrair 500 mil visitantes e gerar receitas na ordem dos 14,5 milhões de euros por ano."


9 de janeiro de 2014

Portugal Ventures abre a 6ª Call for Entrepreneurship

A iniciar o ano de 2014, a Portugal Ventures lança a 6ª Call For Entrepreneurship, uma nova oportunidade de acesso ao investimento de capital de risco para os projetos inovadores de base científica e tecnológica.

Em cinco edições, a iniciativa já envolveu mais de dois mil empreendedores e abre agora uma nova fase de candidaturas, entre  os dias 27 de janeiro e 27 de fevereiro. O pré-registo para a inscrição na iniciativa pode  já  pode ser feito através do website da Portugal Ventures.

Orientada para o fortalecimento  do ecossistema empreendedor português e para o desenvolvimento de uma economia mais moderna e competitiva, a Call For Entrepreneurship apresenta uma grande novidade nesta sexta edição. À seleção de projetos para investimento nas áreas de Tecnologias de Informação e de Comunicação, Eletrónica & WEB, Ciências da Vida e Recursos Endógenos, Nanotecnologia e Materiais acresce a possibilidade de concorrer a financiamento com projetos vinculados ao setor do turismo.

8 de janeiro de 2014

Promoção Turística Nacional: Tendências, Branding e Estratégias

O Fórum Turismo 2.1 lança a primeira edição do Breakfast & Business do ano de 2014, dedicado ao tema da Promoção Turística em Portugal. Convida um especialista e junta os líderes de empresas do setor do Turismo para a discussão de temas pertinentes da atualidade.

O Presidente do Turismo do Centro junta-se a Carlos Coelho, para debater a promoção turística a nível nacional, neste evento a acontecer no próximo dia 14 de janeiro na Escola de Direcção de Negócios (AESE), em Lisboa. Em destaque estará o modelo de promoção turística do destino Portugal, a criação da agência nacional de promoção turística, o seu contributo para a promoção do destino e a forma como a entidade deverá ser gerida. O evento é aberto à comunicação e sócios do Fórum, pelo que os interessados em participar devem contactar o geral@forumturismo21.org.


II Jornadas de Empreendedorismo Turístico | Alteração de local de realização

Dado o elevado volume de inscrições, as II Jornadas de Empreendedorismo decorrerão no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, na Rua Pedro Nunes (junto ao Coimbra Shopping).

7 de janeiro de 2014

Labe Aveiro Region - Laboratório de Empreendedorismo

 A Universidade de Aveiro (UA), através da sua Unidade de Transferência de Tecnologia (UATEC), irá lançar, no dia 14 de janeiro, uma nova edição do Laboratório de Empreendedorismo - Labe Aveiro Region. Esta iniciativa, integrada no projeto PAVEI - Plataforma para Apoio e Valorização do Empreendedorismo e da Inovação, pretende formar potenciais empreendedores, facultando-lhes competências que lhes permitam empreender a sua ideia de negócio.

Tendo em conta o sucesso alcançado nas edições anteriores, cujos destinatários eram maioritariamente membros da academia, a Universidade decidiu abrir esta ação a todos aqueles que tenham uma ideia de negócio ou vontade de empreender nos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).


O programa Labe Aveiro Region numa primeira fase, contempla a divulgação do programa pelos diferentes municípios. De 14 a 24 de Janeiro, a UA irá deslocar-se aos municípios da CIRA para dar a conhecer a iniciativa, os objetivos e a metodologia utilizada. Numa segunda fase, e com o objetivo de dar a conhecer as áreas que serão trabalhadas no Laboratório de Ideias, serão realizados cinco workshops temáticos, nos municípios de Ílhavo, Sever do Vouga, Estarreja, Anadia e Águeda, no período de 30 de janeiro a 13 de fevereiro. Nestes workshops estarão presentes empresários da região, para partilhar com os participantes o seu testemunho e experiência.




II Jornadas de Empreendedorismo Turístico | Caldas da Rainha

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste promove amanhã, dia 08 de janeiro,  com início às 9h00 nas Caldas da Rainha, as II Jornadas de Empreendedorismo Turístico. A participação é gratuita e as inscrições, limitadas aos lugares da sala, poderão ser efetuadas através do telefone 262 001 500.

Programa

9h30 - Empreendedorismo no Oeste

Carlos Marques, Marquetur
Maria Helena Trovão e Paulo Baptista, Oficina do Biscoito
Fernando Fernandes, Hotel Vila d'óbidos
Debate

Paulo Santos, Forno do Beco
Isidro Alves, Pastelaria Alcoa e Parque dos Monges
Pedro Calado, Bolota, Manuel Dias, Joana Rodrigues, Meia Tigela Restaurante
Debate

11h30 - Coffee Break

12h00 - Desenvolvimento e Apoio ao Investimento

Luís Coito, Turismo de Portugal
André Macedo, Oeste CIM - ROE
José Manuel Inácio, Financertus
Debate

13h00 - Encerramento e Almoço


6 de janeiro de 2014

7ª Edição do Seminário de Ecoturismo - "Para onde? Porquê? Para quê?"

A APTERN (Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais), realiza no próximo dia 9 de Janeiro, com inicio às 14 horas, a 7ª Edição do Seminário de "Ecoturismo - Para onde? Porquê? Para quê?", no auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Esta ocasião servirá para dar a conhecer aos alunos da licenciatura em Ecoturismo da Escola Superior Agrária de Coimbra e de todos os interessados nesta área, as várias vertentes desta temática e casos práticos de sucesso de ex-alunos deste curso, bem como empresas que trabalham nesta modalidade de turismo. As inscrições poderão ser feitas através do email aptern@gmail.com, ou do telemóvel 965 763 003, até ao próximo dia 8 de janeiro.

3 de janeiro de 2014

II Jornadas de Empreendedorismo | 13 janeiro | Coimbra | 09:15

No próximo dia 13 de janeiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, vão realizar-se as II Jornadas de Empreendedorismo, com início às 9:15. A sessão contará com intervenções da CCDRC, Turismo Centro de Portugal, ISCAC, IPN, Turismo de Portugal, Associação Nacional de Direito ao Crédito e SIN - Startup Incubation Network, para além de um conjunto de apresentações de casos de boas práticas. As inscrições são gratuitas, podendo ser formalizadas aqui.

2 de janeiro de 2014

Candidaturas QREN aprovadas em dezembro

O ano de 2014 abre com notícias sobre algumas candidaturas aprovadas no QREN (com datas de aprovação de final do ano passado), nomeadamente no âmbito do SI Inovação e no SI Qualificação/Vale Simplificado. Destaca-se, no rol de projectos de empreendimentos turísticos aprovados, a prioridade - previamente anunciada - concedida aos projectos de remodelação e requalificação de empreendimentos existentes em detrimento da instalação de novos empreendimentos turísticos, um princípio que deverá manter-se para o novo quadro comunitário.

Foram aprovados 24 projectos através do SI Qualificação PME/Vale Simplificado; houve intervenções aprovadas através do SI Qualificação PME/Projectos Individuais e de Cooperação do Hotel Estrela de Fátima e do Hotel Estalagem Pateira; do projecto Cerdeira Village através do SI Inovação/Empreendedorismo Qualificado; e dos projectos de requalificação, no âmbito do SI Inovação/Inovação Produtiva, do Lux Fátima Park, Adega Oceano, Casas da Lapa Mourisca, Hotel de Ílhavo, Hotel da Urgeiriça, Albergaria Josefa d'Óbidos e Hotel Rainha Dona Amélia, para além do projecto de animação turística da Movido a Água, num total de investimento elegível de 6.787.807,00 euros e um incentivo atribuído de 4.440.039,00 euros.

AddThis