7 de maio de 2014

Poiares Maduro esclarece hoteleiros sobre o acordo de parceria de Portugal 2020

Miguel Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, afirmou ontem que  "O objetivo fundamental do Portugal 2020 é a competitividade e a internacionalização da nossa economia". Reforçou que "essa é uma mudança substancial face ao passado, em que houve mais investimento em infra-estruturas e menos investimento na competitividade e a internacionalização da economia."

"há que acrescentar valor àquilo que são áreas tradicionais da nossa atividade económica. O turismo tem mostrado capacidade de se expandir, ir à procura de novos mercados, dinamizar economia e o emprego, e o próximo ciclo de fundos europeus entende precisamente que nós devemos alavancar essas atividades económicas que mais capacidade têm de fazer essa transformação."

"A lógica do acordo de parceria do Portugal 2020 a nível de apoios é aquilo a que nós chamamos apoios de banda larga, ou seja, não é o desenvolvimento de eixos de intervenção, linhas de financiamento especificas para determinados setores económicos, é a concorrência entre diferentes setores à luz de certas orientações e objetivos que são transversais a todas as áreas", explicou Poiares Maduro.

Serão as empresas os principais destinatários dos fundos. Assim, vão estar disponíveis oito mil milhões de euros, seis mil dos quais serão direcionados a pequenas e médias empresas. No entanto, e como as regras da União Europeia ditam o fortalecimento das economias regionais, 93% dos fundos vão para as zonas de convergência (Norte, Centro, Alentejo e Açores), e apenas 7% para as regiões de Lisboa, Algarve e Madeira. "No contexto destes apoios, quer às PME´s, quer às grandes empresas, o sector do turismo terá como ponto de partida o mesmo que qualquer outra actividade, sendo, no entanto, o sector que podemos presumir desde logo, que terá um potencial de acesso aos fundos importante, porque é um sector com um serviço transacionavel".

"Sendo o turismo um setor transacionável está enquadrado nos três eixos prioritários do programa operacional da competitividade e da internacionalização, bem como dos eixos correspondentes dos programas regionais, ou seja, poderão candidatar-se, quer a concursos desenvolvidos pelo programa temático nacional, quer por programas regionais onde essas empresas se instalam, sendo que nós vamos ter um portal comum que permita a qualquer agente facilmente conhecer qual é o programa que pode ter avisos ou concursos que lhe podem interessar", explica ainda o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional.

06.05.2014

AddThis