27 de janeiro de 2014

Empreender # 1 | EES Rural-Escola d'Empreendedorismo Rural

Fátima Saraiva contactou a equipa de apoio ao investidor da Turismo Centro de Portugal em Março de 2010, com uma ideia inovadora de projecto a implementar em espaço rural. 

Quatro anos depois, com o apoio de diversas entidades, das quais destacamos o município de Penela, uma versão aprimorada do conceito original está lançada, com um prémio no bolso (EES Rural venceu o 1º concurso Smart Rural Idea Challenge, na categoria de inovação social, promovido pelo Instituto Pedro Nunes e pelo município de Penela) e um projecto piloto a desenvolver a partir de Abril. Fátima Saraiva explica tudo, em discurso directo:


"A ideia do projeto EES Rural - Escola d'Empreendedorismo Rural nasce da união de duas paixões de uma das promotoras, Fátima Saraiva: o empreendedorismo social e o meio rural. O projeto, da sua determinação em contrariar o abandono dos territórios de baixa densidade e contribuir para a sua revitalização.

Foi fundamental identificar as principais causas do problema que pretendemos resolver de raiz: o despovoamento do meio rural. Durante alguns meses de investigação e contacto com a realidade, percebemos que a sua principal causa é a falta de oportunidades de trabalho, tendo como sub-causas o desconhecimento das atividades a desenvolver e das oportunidades existentes, que por sua vez, tem associado o baixo espírito empreendedor e a perda de ligação com a natureza. Como resposta, desenvolvemos o programa de apoio à mudança da cidade para o campo EES Rural, dividido em duas fases: 

A 1ª fase, com duração de 1 mês, começa com a estadia de 1 fim-de-semana em Penela, para a pessoa (re)descobrir o meio rural, os seus sonhos e aptidões pessoais.

A 2ª fase inicia com 1 semana em Penela e, durante 3 meses, desenvolverá o seu plano de ação, transformando-o num modelo de negócio adaptado aos seus desejos, competências e oportunidades identificadas.

Em ambos os casos, há sempre interação com profissionais de diferentes atividades e, depois das estadias em grupo no hostel, é feito um acompanhamento personalizado online. No final, esperamos que a pessoa esteja pronta a tomar as decisões mais importantes da sua vida: se muda ou não para o meio rural e se muda ou mantém a sua atividade profissional.

Estamos sediados em Penela, território de baixa densidade com um enorme potencial. Pode contactar-nos através do email empreenderural@gmail.com, do telefone 910 471 494 e estamos no facebook em https://www.facebook.com/EESRural. O projeto piloto vai decorrer durante o ano de 2014, iniciando-se já nos próximos dias 4, 5 e 6 de Abril.


Este projeto conta com as parcerias da Câmara Municipal de Penela, do Clube de Empreendedorismo da Bairrada e Incircle e com os apoios do IES - Instituto Empreendedorismo Social, CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Bombeiros Voluntários de Penela e Restaurante Dom Sesnando, em Penela. 

Muitas vezes a diferença entre o sucesso e o insucesso é o fazer. Não é fácil colocar os projetos no terreno, tal implica riscos pessoais (também). No meu caso, mudei de casa e região. Aproveito para deixar uma mensagem que considero fazer toda a diferença: porque não investir o nosso tempo e energia naquilo que nos apaixona? A vida tem outro sabor e as dificuldades tornam-se bem mais fáceis de superar :)"

AddThis