29 de junho de 2013

Gabinete de Apoio Empresário do Município de Ílhavo

No seguimento da aposta em dinâmicas empresariais que estimulem a economia e a criação de novos postos de trabalho no Município de Ílhavo, foi assinado um protocolo de colaboração, no passado mês de Maio, com a AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro com o objetivo de criar um Gabinete de Apoio ao Empresário, integrado na Política Municipal de Incentivo ao Empreendedorismo.

Este espaço, que irá funcionar no CIEMar-Ílhavo | Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar, será apresentado às empresas do Município de Ílhavo no próximo dia 11 de julho.

28 de junho de 2013

A AHP promove sessão de esclarecimento em Fátima

A AHP, promove dia 2 de julho, pelas 10h00 no Hotel Dom Gonçalo, em Fátima, uma sessão de esclarecimento,  sobre o protocolo assinado entre a AHP-Associação de Hotelaria de Portugal e a SPA-Sociedade Portuguesa de Autores, no passado mês de maio.

O Turismo de Portugal, irá apresentar, nova linha de apoio à consolidação financeira PME Turismo.

 A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 28 de junho


PROGRAMA:

10h00 | 11h15 - Sessão de esclarecimento sobre o Protocolo  AHP & SPA

 - Enquadramento | Presidente da Direção Executiva AHP - Dra Cristina Siza Vieira

 - Questões jurídicas e práticas | Assessor da Administração da SPA -  Dr. Luís Serra
                                               | Consultora Jurídica da AHP - Dra Cristina Coelho


11h15 | 11h30 - Pausa para café


11h30 | 13h00 - Linha de apoio à consolidação financeira PME Turismo
                    
 - Diretor de Investimento do Turismo de Portugal - Dr Carlos Abade

###

27 de junho de 2013

IEFP divulga Medidas e Incentivos em Gois

A Câmara Municipal de Góis promove em parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, dia 2 de julho pelas 18h15,  no auditório da biblioteca Municipal António Francisco Barata, uma sessão de divulgação das medidas ativas e incentivos do Instituto de Emprego e Formação Profissional.



26 de junho de 2013

Conferência Turismo - Oeste: Mar e Investimento Turístico

ACISN - Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Nazaré, em parceria com a AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste e o Jornal Região da Nazaré, promovem, no próximo dia 28 de junho, pelas 18h00, no Hotel Praia, Nazaré uma Conferência Turismo - "Oeste: Mar e Investimento Turístico".

Estarão presentes como oradores: Francisco Dias, professor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, e Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de  Portugal

25 de junho de 2013

Auscultação Pública: Acordo de Parceria para os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento 2014-2020

O Governo lançou a 14 de junho uma auscultação pública sobre os pressupostos do Acordo de Parceria para os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o periodo de programação 2014-2020, publicados em anexo à Resolução de Conselho de Ministros nº 33/2013.

O período de auscultação durará até 31 julho e a entidade responsável é a Comissão Interministerial dos Assuntos Europeus.

mais»


Bruxelas lança novo portal para as empresas conhecerem financiamentos europeus

A partir de hoje, as empresas em toda a Europa passam a ter um acesso mais fácil a um financiamento que lhes é muito necessário, uma vez que a Comissão Europeia alargou o portal único sobre o financiamento da UE, passando a incluir o FEDER e o FSE. 

Lançado no mês passado, o novo portal único sobre o financiamento da UE, presta informações fáceis, completas e atualizadas sobre a forma como os empresários e as PME podem aceder a mais de 100 mil milhões de euros de financiamento da UE de vários programas, compreendidos entre 2007-2013.



24 de junho de 2013

Portugal foi eleito o melhor destino do mundo para se viajar

Entre o total de 24 países, Condé Nast Traveller, a mais prestigiada revista de viagens do mundo, escolheu Portugal pela primeira vez como melhor país para se viajar em 2013.

Coimbra Patrimonio Mundial da Humanidade


"5ª Classificação da UNESCO atribuída na região 
Turismo Centro de Portugal"

Reunido no Camboda, o 37º Comité da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) decidiu integrar o conjunto Universidade de Coimbra - Alta e Sofia na lista de monumentos, sítios e outros valores culturais considerados Património da Humanidade.

O Presidente da Turismo do Centro, disse este sábado que a classificação da Universidade de Coimbra, como Património Mundial "é uma grande porta que se abre" para o turismo da cidade.

Esta classificação, segundo Pedro Machado, "pode posicionar Coimbra, mais e melhor, naquilo que é o desafio dos mercados em matéria de competitividade e atratividade na área do turismo, conferindo de imediato à cidade, região e país a responsabilidade coletiva e social de preservação e promoção do património".

O carácter extraordinário do selo UNESCO, gera impactos imediatos na notoriedade internacional dos sítios, estimula a atratividade, competitividade económica, cultural e turística. O Centro é agora uma região mais competitiva, uma vez que compreende 5 sítios UNESCO, localizados em Coimbra, Alcobaça, Batalha, Tomar e na região de Castelo Branco - Geopark Naturtejo. A atribuição do galardão permite  posicionar Coimbra junto dos mercados como porta de entrada e hub turístico para a região Centro.

Em tempo de festa, a Turismo Centro de Portugal felicita a equipa Reitoral e assume como a Universidade, Câmara Municipal e demais agentes da cidade, o compromisso de trabalhar para o futuro numa estratégia conjunta de coesão e competitividade territorial.

21 de junho de 2013

Seminário Internacional debate a Buga e Mobilidade

O Seminário Internacional irá decorrer dia 4 de Julho com inicio ás 17h30, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, pretende apresentar e trazer a debate, o projeto SITE - Smart Traveling in Atlantic Cíties - Smart Integrated Ticketig for Europe, que tem como principal objetivo o desenvolvimento da BUGA e o seu papel na melhoria da intermobilidade.



20 de junho de 2013

" A gestão apaixonou-se pela Contabilidade. E agora?! em debate na Universidade de Aveiro

A sessão vai decorrer dia 26 de junho  no Auditório do ISCA-UA, com inicio às 9h30, irão estar em debate, a formação, o futuro, as empresas, a proatividade, a empregabilidade, o dinamismo, o empreendedorismo, a gestão, a contabilidade e a diferenciação.



19 de junho de 2013

II Conferência de Planeamento Regional Urbano

A UA - Universidade de Aveiro, recebe nos dias 5 de junho ás  09h00, e 6 de junho ás 18hoo, uma conferência internacional, que tem como tema "Europa 2020: retórica, discursos, política e prática".

Esta conferência, pretende contribuir para a criação e disseminação de conhecimento em torno da questão: pensar os desafios que a Agenda Europa 2020 e o novo quadro de apoio comunitário 2014-2020 colocam a Portugal, em particular, no domínio do planeamento/desenvolvimento do território.

Seminário de dinamização e apoio ao empreendedorismo " Da ideia ao negócio"

A ANJE promove, no próximo dia 26 de junho, pelas 16h00, no auditório da NOVOTECNA, em Coimbra, o seminário e apoio ao empreendedorismo - "Da ideia ao negocio".

Sensibilizar os participantes para a temática do empreendedorismo e identificar os programas de apoio e de financiamento de novos negócios são os dois principais propósitos desta iniciativa de participação gratuita. Entre os demais temas inseridos no plano de conteúdos destaca-se a abordagem específica ao empreendedorismo tecnológico.

18 de junho de 2013

II Desafios de Criação de Ideias do Baixo Mondego

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego, irá promover entre 01 e 05 de Julho de 2013, os II Desafios de Criação de Ideias do Baixo Mondego. Nestas sessões, integradas no II Concurso Regional de Empreendedorismo do Baixo Mondego a decorrer até 26 de julho, serão apresentadas algumas ferramentas úteis para a geração de ideias, onde os participantes irão ser desafiados a pensar fora da caixa, e a propor atividades/negócios que possam ser viáveis localmente.

mais»


Governo quer envolver 120 mil jovens no renovado programa Impulso Jovem


O ministro da Economia afirmou hoje o objectivo de envolver "no próximo ano" 120 mil jovens no programa de emprego Impulso Jovem, a reformulação apresentada torna o programa mais abrangente e eficaz.

O Conselho de Ministros aprovou no início de junho de 2012 o programa "Impulso Jovem", que envolve mais de 344 milhões de euros.A taxa de desemprego jovem está em 40,7%, contra 24,2 na zona euro, segundo dados do Eurostat relativos ao primeiro trimestre do ano.


17 de junho de 2013

Sessão " Networking para a Inovação na Rede CENCYL"

Coimbra reúne dia 22 de junho pelas 14h00 na Casa da Escrita, as cidades da Rede Cencyl, para um encontro de partilha das melhores práticas locais de promoção da inovação e criatividade, nascidas no seio da comunidade de empreendedores locais.

mais»

14 de junho de 2013

Smart Rural Living Lab promove Congresso Internacional

Smart Rural Living Lab, promove Congresso Internacional - "Smart Rural World Congress" -  dias 27 e 28 de junho, no Duecitânia Design Hotel na vila de Penela.

O Smart Rural Living Lab - "Laboratório Vivo" - com vista à criação de um cluster de conhecimento no território de Penela, gerido e apoiado pela Câmara Municipal de Penela, pretende colocar a investigação, o desenvolvimento e a inovação "ao serviço da comunidade com resultados práticos na realidade da população e no tecido económico e social."

No caso do Smart Rural, o modelo de sustentabilidade proposto baseia-se em quatro vetores: recursos naturais, desenvolvimento social e bem estar, turismo e identidade, cidadania e empreendedorismo. Juntas neste projeto estão várias empresas e instituições.

O objetivo da Smart Rural Living Lab, é conseguir com que em 2017, a região Centro esteja entre as 100 mais no ranking das regiões mais inovadoras da Europa.

13 de junho de 2013

Governo lança linha de 150 milhões para apoiar PME do setor turistico

O Governo, através do Turismo de Portugal, em conjunto com o Sistema Bancário e as Sociedades de Garantia Mútua, criou um novo instrumento financeiro dotado de um valor máximo de 150 milhões de euros para apoiar as Pequenas e Médias Empresas do setor do Turismo.

In Negócios online


12 de junho de 2013

Contributo do QREN para o aumento da eficiência energética

No próximo dia 20 de junho pelas 15h00, irá decorrer no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro / CCDRC,  um workshop sobre o "Contributo do QREN para a consolidação e qualificação das redes de equipamentos coletivos"

Esta sessão insere-se no ciclo promovido pelo Observatório do QREN, em cooperação com diversos organismos com responsabilidade igualmente na governação do QREN, de divulgação e reflexão sobre o balanço do QREN e consequentes recomendações para o periodo de 2014-2020.

mais»


11 de junho de 2013

Abertas as inscrições para a FIACOBA 2013

A 27 ª Feira Industrial, Agrícola e Comercial da Bairrada, que se vai realizar no Espaço Inovação entre 12 e 21 de julho, já abriu as suas inscrições.

mais»

7 de junho de 2013

Concurso BES Inovação 9º Edição

A nona edição do Concurso Nacional de Inovação BES já arrancou com o intuito de, mais uma vez, premiar e divulgar projetos de investigação, desenvolvimento e inovação em áreas de aplicação ligadas aos recursos endógenos do País e dirigidos à melhoria de produtos, processos ou serviços.


6 de junho de 2013

INOVContacto - Lançamento nova edição 2013/2014

A aicep Portugal Global, entidade que gere esta iniciativa, lançou no dia 16 de Maio de 2013, mais uma edição do INOVContacto, programa de estágios internacionais para jovens quadros, apoiado pela União Europeia, através do Programa Operacional Potencial Humano- POPH no âmbito do QREN.

As inscrições são feitas exclusivamente on-line em www.inocontacto.pt até 30 de junho de 2013

Passaporte para o Empreendedorismo

Está a decorrer a 5ª fase para a submissão de candidaturas até 15 de junho de 2013. 

O Passaporte para o Empreendedorismo é uma iniciativa do Programa +E+I "Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação" de acordo com o Impulso Jovem, que pretende estimular jovens empreendedores qualificados a desenvolverem o seu projeto de empreendedorismo inovador, que se encontre em fase de ideia, facultando um conjunto de ferramentas técnicas e financeiras.

mais»

4 de junho de 2013

workshop Empreendedorismo Feminino

A terceira edição do workshop "Empreendedorismo Feminino" terá inicio hoje, e terminará a 25 de junho de 2013, no Museu da Cidade de Aveiro, como consequência da conceção e implementação do projeto Aveiro Empreendedor. Este workshop, para além da contextualização teórica sobre empreendedorismo, compreenderá o desenvolvimento de um desafio final que tem como propósito central o desenvolvimento de um Plano de Negócios centrado nas expectativas e pretensões das intervenientes. 

mais»


3 de junho de 2013

II Desafios de Criação de Ideias do Baixo Mondego

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego, irá promover entre 01 e 05 de Julho de 2013, os II Desafios de Criação de Ideias do Baixo Mondego. Nestas sessões, integradas no II Concurso Regional de Empreendedorismo do Baixo Mondego a decorrer até 26 de Julho, serão apresentadas algumas ferramentas úteis para a geração de ideias, onde os participantes irão ser desafiados a pensar fora da caixa, e a propor actividades/negócios que possam ser viáveis localmente.

AddThis